X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por favor, Microsoft, não desista do futuro


Não faz muito tempo que a Microsoft idealizou um futuro ousado. Ela tinha um sistema operacional voltado para touchscreens, um híbrido de notebook com tablet e um console projetado não apenas para jogos, mas também para ser seu centro de entretenimento. Mas agora a Microsoft está recuando, e corremos o risco de perder todas as coisas boas que ela se arriscou tanto para fazer.

Dois passos para frente, um para trás

Entre o Windows 8 e o Xbox One, a Microsoft recuou bastante nos últimos tempos, mas fazer isso não é exatamente o problema. Apesar de todo o potencial deixado para trás, eram mudanças necessárias. Não vale a pena criar O Futuro se você afasta todo mundo enquanto tenta chegar lá.

Por um tempo, era exatamente isso o que acontecia. A relutância em fundir a interface Metro do Windows 8 com o familiar e reconfortante desktop era um erro que precisava ser corrigido. A tentativa de deixar o Xbox One pronto para um futuro sempre conectado e livre de discos fez com que jogadores pelo mundo se revoltassem antes do console ser lançado. Ambas as ações da Microsoft tinham méritos ao pensar no futuro, mas elas estavam à frente do nosso tempo – e, compreensivelmente, eram difíceis de serem digeridas pelo público geral.

Assim, tivemos nossa primeira rodada de recuos da Microsoft. Admissões importantes e medidas de fracasso que permitiram à Microsoft avançar a partir das críticas e seguir seu caminho, agora a uma velocidade que não deixaria todo mundo enjoado. Com o Windows 8.1 e 8.1 Update, a Microsoft introduziu algumas pequenas mudanças que tornaram o sistema operacional mais familiar ao mesmo tempo que manteve as melhores partes que fizeram do Windows 8 tão inovador.

Ao mesmo tempo, o Xbox One abandonou a necessidade de estar sempre conectado e fez o Kinect ser opcional sem completamente eliminar as funcionalidades de voz, câmera e nuvem, a combinação de fatores que faz o console ter um ar tão futurista.

Podemos notar um padrão por aqui: primeiro, pense no futuro e assuste todo mundo. Depois, recue um pouco e apare as arestas.

Mas há um terceiro passo, provavelmente o mais importante: volte a andar para frente (a uma velocidade razoável). Este, no entanto, a Microsoft não parece disposta a fazer.

Recuo total

As medidas anteriores da Microsoft pareciam bem calculadas e necessárias, mas elas continuam sendo tomadas. E o tom está começando a mudar.

A mudança começou com rumores de que o anúncio do Windows 9 seria feito durante a conferência para desenvolvedores da Microsoft neste ano. O abandono total do Windows 8 não aconteceu, mas uma pequena alteração foi apresentada: o menu Iniciar está voltando. De todas as coisas que estavam erradas no Windows 8, a ausência do menu Iniciar não era uma delas. Claro, a tela Iniciar é um pouco diferente do que estamos acostumados, mas é idêntica em funcionalidade. E até melhor! As mudanças que vieram com o Windows 8.1 provaram isso.

A tela Iniciar era emblemática para o progresso do Windows 8 e o mundo dos toques que a Microsoft tenta agarrar. Sua remoção – após tanta persistência – parece a primeira de muitas reviravoltas frívolas. Reviravoltas que podem desfazer tudo o que a transição do Windows 7 para o Windows 8 conseguiu fazer. O Windows 8.1 e a sua atualização eram necessários. Mas trazer de volta o menu Iniciar é se render.

Enquanto a volta do menu Iniciar é meio simbólica, mais um alerta perigoso do que um pecado mortal, o novo Xbox One sem Kinect pode ter consequências mais graves. É algo que parecia provável desde que a Microsoft fez o Kinect não ser mais obrigatório, e sem dúvidas é uma decisão prática para competir diretamente com o PS4 de US$ 400, mas um Xbox One sem um Kinect é uma mudança silenciosa, mas irreversível, do que poderia ser o futuro dos consoles de jogos.

Não é uma alteração que a Microsoft está fazendo explicitamente. Em vez disso é uma escolha dada a jogadores que agora podem gastar menos para comprar um Xbox One sem Kinect. E quem pode culpá-los? O Kinect ainda não vale os US$ 100 que custa e é injusto que as pessoas sejam forçadas a subsidiar uma tecnologia em desenvolvimento, mas agora o potencial bloqueado do Kinect está sendo deixado de lado. O Xbox está se tornando “apenas mais um console”, em um mundo que já tem o PS4 e PCs.

Não esqueça o sonho

Mas quem sou eu para criticar os prós e contras de um plano de negócios? O Xbox One sem Kinect ajudará a financiar a pesquisa do Illumiroom? As vendas empresariais do Windows 8.1 com menu Iniciar vão ajudar no desenvolvimento de um Windows 9 que executa a promessa do pós-PC de uma maneira que o Windows 8 não conseguiu? É apenas uma retirada estratégica com a retomada pensada para o futuro? Não sei. E nem tenho como saber! Não posso nem fingir que conheço os detalhes dos negócios da Microsoft.

Mas o que eu sei é que como geek, gamer e fã do futuro, estou começando a ver todo o potencial sensacional de computadores de Star Trek escondido no Xbox One e Windows ser deixado de lado.

A corrida da Microsoft para o mundo além da computação em desktop tem sido frenética às vezes, confusa em outras, e até absurda em certos momentos. Mas sempre foi empolgante, e essas mudanças recentes parecem o início de quando tudo isso pode ser deixado de lado. E pode nos levar a um futuro em que a Microsoft acaba perdendo todo o espaço que já conquistou.

Então por favor, Microsoft, não desista do futuro. Não estou preparado para abandonar esse sonho.

eede isrUh UA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot