Artigo por Fellipe Aversa*
O e-commerce de nicho tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. É uma alternativa às lojas virtuais para a segmentação do serviço, que atende públicos específicos, oferecendo produtos de interesse a clientes mais exigentes, que não encontram o que procuram nas lojas convencionais. Para funcionar, precisam ser bem administrados! Veja cinco dicas para o sucesso do e-commerce de nicho e a fidelização do cliente:
1. Crescimento em todos os segmentos e perfis – O crescimento expressivo de compras online em perfis de público menos atendidos, como terceira idade, e em especificidades mais comuns, como moda e turismo, mostram que as últimas barreiras foram derrubadas. Hoje é possível atuar em todos os segmentos.
2. Fuja da concorrência com grandes varejistas – Os maiores players do mercado multiplicaram seus portfólios e aprimoraram o atendimento segmentado. Assim, é mais fácil se tornar um site especialista e ganhar credibilidade, já que os produtos têm maior relevância para o consumidor.
3. Fidelize o seu cliente – Como uma concorrência menor, o empresário consegue fidelizar mais facilmente sua clientela, já que não é o grande público que está comprando. São consumidores ávidos por produtos mais difíceis de encontrar e que se tornam fieis ao perceberem que podem contar com a loja.
4. Seja ágil na implementação da loja virtual – Há no mercado plataformas que criam uma loja virtual em minutos. Para o pequeno empreendedor, essa agilidade pode ser uma grande vantagem. É possível testar, avaliar os resultados e realizar correções mais rapidamente por lidar com uma quantidade menor de produtos, mas do mesmo segmento.
5. Torne-se um especialista – A praticidade e a eficiência do e-commerce, em uma rotina cada dia mais dinâmica, tornou o público mais exigente e segmentado. Em diversas categorias, nota-se uma preferência do consumidor em realizar compras em lojas virtuais especializadas, que realmente entendem tudo sobre o que estão vendendo. O consumidor se sente mais seguro ao comprar com quem é especialista, que está sempre por dentro e estudando assuntos relacionados ao mercado.
*Artigo por Fellipe Aversa, gerente de e-commerce da FourServ, loja virtual especializada em soluções de TI.
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