X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que você deve assistir “The Borgias”?


b borgias

Embora a primeira temporada da série já tenha acabado lá na gringolândia, ela só começou agora por aqui (aos domingos, no TCM). Pra quem curte arte e história, “The Borgias” é um prato cheio. E se o seu negócio é outro, como conspirações, assassinatos, tramas, luxúria e casos verídicos, então a série é ainda mais perfeita para você.

Se você nunca ouviu falar deles, aqui vai um rápido resumo: Borgia é o nome de uma família espanhola (o nome original seria Borja, mas ao mudarem para Roma italianaram para Borgia) que esteve no comando do Vaticano durante muitos anos, graças a eleição papal de Rodrigo Borgia, ou para os mais íntimos: Alexander VI.

b borgias

O cara foi Pontífice no Renascimento, o período mais incrível da história. Era considerado muito atraente pelas mulheres, das quais muitas foram suas amantes e deram nove filhos para ele (entre assumidos e outros ilegítimos). A mais famosa amante foi Giulia Farnese, viúva de Orsino Orsini (parente do Cardeal Giambattista Orsini, assassinado por Cesare Borgia, filho do Papa).

Cesare também é conhecido como o ícone inspirador de Maquiavel para o livro “O Príncipe”.

A putrefação da igreja nesse período é famosa, e existe até uma carta aberta ao público, na qual Pio II censurava o Papa Borgia por promover uma festa orgíaca que botou Siena abaixo. Na época o Papa se defendeu: disse que foi uma recepçãozinha ao ar livre, com pró-seco, canapés e música ao vivo… amém?

The Borgias dá uma aula “prática” sobre história renascentista.

“The Borgias” mostra de forma teatral toda a corrupção da Santa Igreja, as desavenças entre os Principados (como a Itália não havia um governo único, suas cidades funcionavam como reinados independentes) e o jogo de poder e interesse entre as famílias. Personagens históricos permeiam tudo isso, como Maquiavel, Lucrécia Borgia, Girolamo Savonarola e o Rei Charles VIII. E a construção dos personagens e figurino seguindo os retratos famosos de cada um deles é memorável:

dcc borgias

Outro ponto incrível vai para o set de filmagens e as recriações em computação gráfica de cenários que não existem mais: como a Antiga Basília de São Pedro. Reparem no desenho da época e na arte da série. Ao menos o telhado é bem fiel, não? dcc icon smile

dcc borgias

E embora “The Borgias” seja recheada dessas surpresas, não quero estragar com spoilers para vocês. Comentarei apenas mais dois casos que me impressionaram: A recriação do momento em que Giulia Farnese é retratada por Raffaello Sanzio com o cabritinho no colo, e a abertura da série.

dcc borgias

dcc b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dcc istock precosbolsos

eb di
eb di

daab wqsSkid

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot