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Porque o marketing de conteúdo é o novo SEO?


O SEO puro e simples está perdendo a sua força ao longo do tempo. Entenda como o marketing de conteúdo pode ser o melhor substituto do SEO tradicional

O SEO já não é mais o mesmo que costumava ser. Você não pode simplesmente lançar um website feio, vomitar um conteúdo medíocre e construir alguns links e ainda esperar ficar bem classificado.

Nós estamos em uma época em que você realmente tem que construir um bom website, escrever conteúdo de excelente qualidade que resolve de verdade o problema das pessoas, construir milhares de links e ainda receber milhares de indicações sociais.

Mas há um grande problema, que é a dificuldade de dimensionar tudo isso. A construção de milhares de links de qualidade manualmente é muito cara e, mesmo com dinheiro, você vai levar muito tempo.

E se você não tem dinheiro suficiente pra isso, vale a pena abusar do compartilhamento na web.

Assim como você pode construir milhares de links naturalmente e ter milhões de ações sociais? Através do marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é a maneira mais barata e mais eficaz de fazer SEO atualmente. Escrever conteúdo de qualidade produz ligações mais qualificadas em um ritmo muito mais rápido do que construí-las manualmente, além de ser mais barato.

Além disso, o seu conteúdo poderá ser naturalmente compartilhadas no Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest.

Os algoritmos dos buscadores vem se aperfeiçoando de modo a punir o SEO tradicional.

Os algoritmos dos buscadores vem se aperfeiçoando de modo a punir o SEO tradicional.

A experiência do marketing de conteúdo

Neil Patel é o co-fundador de empresas como Crazy Egg e KISSmetrics e sempre construiu o seu tráfego orgânico através do marketing de conteúdo.

Neil lançou a KISSmetrics e obteve mais de 100 mil visitantes mensais orgânicos em menos de 1 ano apenas com blogs e infográficos. Na KISSmetrics não foi construído nenhum link manualmente. Neil gastou todo o seu tempo e dinheiro em marketing de conteúdo.

No Quick Sprout aconteceu a mesma coisa. O Google leva aproximadamente 90 mil pessoas por mês para o blog e novamente nenhum link foi criado manualmente.

Se você não acredita que o marketing de conteúdo é o novo SEO, dê uma olhada nos números.

O marketing de conteúdo em números

Na KISSmetrics Neil criou um total de 47 infográficos. Um infográfico custa, em média 600 dólares o que significa que foram gastos aproximadamente 28 mil dólares em infográficos nos últimos 2 anos.

Dentro desses 2 anos, a KISSmetrics gerou mais de 2,5 milhões de visitantes e 41.142 backlinks exclusivamente por conta desses infográficos.

Em uma perspectiva social, em 2 anos, esses infográficos têm impulsionado mais de 41 mil tweets e mais de 20 mil curtidas.

Se você decidir que quer comprar 2,5 milhões de visitantes para o seu website, gastaria algo em torno de 125 mil reais, se pagássemos apenas 5 centavos por cada visitante.

Por outro lado, se você comprar os 41.142 links a uma taxa de 20 reais o link, você já teria gasto mais de 822 mil reais. E mesmo assim não teria ligações de qualidade como a KISSmetrics teve, como por exemplo a Forbes e o Huffington Post.

Indo para as mídias sociais comprando curtidas e tweets dos usuários, e pagando aproximadamente 2 reais por cada, teria gasto novamente mais de 80 mil reais.

No total, se você tivesse tentado jogar o jogo do SEO para obter os mesmos resultados da KISSmetrics teria gasto mais de 1 milhão de reais. Isso é muito dinheiro. Especialmente se compararmos com os 28 mil dólares gastos para criar os infográficos.

A grande diferença entre o marketing de conteúdo e o SEO pago

Há uma enorme diferença entre pagar para fazer todas essas coisas acima contra a verba utilizada para fazer marketing de conteúdo. Você consegue saber o que é?

Não é a enorme diferença de mais de 1 milhão de reais. A grande diferença é que o marketing de conteúdo não é afetado por atualizações de algoritmo, enquanto o SEO é.

Os motores de buscas podem dizer quando você fornece valor naquilo que produz e, no longo prazo é o tipo de coisa que eles querem ter certeza de que vai estar no topo do Google.

Então, ao invés de investir em soluções de curto prazo que podem aumentar seu ranking apenas momentaneamente, invista na solução de longo prazo de marketing de conteúdo.

A grande diferença de marketing de conteúdo e SEO pago: os buscadores beneficiam sempre o conteúdo.

A grande diferença de marketing de conteúdo e SEO pago: os buscadores beneficiam sempre o conteúdo.

O marketing de conteúdo é o novo SEO

Agora que você sabe que o marketing de conteúdo é o novo SEO, entenda que gastar o seu dinheiro com marketing de conteúdo não vai garantir os resultados.

É preciso testar vários tipos de conteúdos e entender quais têm melhores resultados em comparação a outros.

  • Conteúdo detalhado. Posts curtos tendem a obter menos links do que o conteúdo completo e detalhado. Não tente replicar um grande jornal que produz milhares de conteúdos novos a cada dia. Mantenha o foco na qualidade.
  • Infográficos fáceis. Se você pode transformar dados complexos em algo fácil de entender e em um formato visual, você pode ter milhões de visitantes em seu website.
  • Perfis sociais. Um requisito muito importante para uma estratégia bem sucedida de marketing de conteúdo é possuir poderosos perfis sociais. Certifique-se de criar perfis do Twitter e Facebook. Você vai precisar deles para espalhar seu conteúdo.
  • Coletar e-mails. Certifique-se que você tem formulários de coleta de e-mails em sua barra lateral e, potencialmente vá criando poup-ups para coletar ainda mais e-mails. Se você tem uma lista sólida você pode sempre enviar um e-mail quando publicar um novo post no blog. Essa é uma maneira fácil de incentivar o processo de disseminação de conteúdo.
  • Seja coerente. Se você não vai publicar conteúdo com uma base regular, não importa o quanto o seu conteúdo seja bom, será praticamente impossível conseguir um bom ROI através do seu marketing de conteúdo. Certifique-se de publicar conteúdo em uma base regular.
  • Títulos são fundamentais. Não importa o quanto o seu conteúdo é bom, se seus títulos não forem atraentes, ninguém vai ler o seu conteúdo.

E você, já consegue enxergar que o marketing de conteúdo é o novo SEO ou ainda aposta as suas fichas no SEO à moda antiga?

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Este artigo foi adaptado do original, “Why Content Marketing is the New SEO”, do Quick Sprout.

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