X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pressão popular em redes sociais derrubou cobranças do ECAD a blogs que usam YouTube


Após pressão popular em redes sociaisc bbli.

Cantando Adele? Sabe quem vai pagar por isso? Someone Like You.

Crédito: NaoSalvo.com.br

Contrariando a todos que criticam destrutivamente os protestos feitos em redes sociais, dessa vez o “sofativismo” (termo pejorativo que alguns insistem em usar) deu resultados rapidamente.

Em apenas três dias de protestos em mídias sociais (Facebook, Twitter e blogs) aliados à mídia mainstream (O Globo, IDG Now!, Forbes etc), o Google se posicionou contra a atitude do ECAD e exigiu uma atitude imediata. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição então manifestou a suspensão da cobrança e ainda colocou a culpa no estagiário (“erro de interpretação operacional”, vulgo “foi o estagiário”).

Foi a pressão popular em redes sociais que levou o assunto para os principais veículos especializados do Brasil, fez o assunto chegar na lista de temas mais comentados e fez o Google se posicionar contra. Sem nossa indignação, os autores do blog Caligraffiti ficariam sem defesa e precisariam pagar a taxa abusiva, para depois tentar reaver o dinheiro na justiça. Exatamente como aconteceu anteriormente com a Sra. Kadja Brandão, que pagou a taxa do ECAD para fazer sua festa de casamento e  entrou na justiça posteriormente para receber seu dinheiro de volta (saiba mais sobre o caso).

É razoável inclusive associar tal movimento popular nas redes sociais às ações do grupo (não)organizado Anonymous. A pressão popular massiva fez a situação mudar, como aconteceu com a queda de SOPA e PIPA. Dessa vez nós não precisamos derrubar websites nem publicar e-mails comprometedores de gente envolvida com os abusos, nós conseguimos mudar a situação apenas com a divulgação massiva das atitudes arcaicas do ECAD.

NÓS SOMOS LEGIÃO. NÓS NÃO PERDOAMOS. NÓS NÃO NOS ESQUECEMOS. NOS AGUARDE.

Para quem não sabe o que aconteceu

Dia 7 de março O Globo publicou “Ecad cobra taxa mensal de blogs que utilizam vídeos do YouTube“, o assunto foi amplamente compartilhado e discutido nas redes sociais e na mídia mainstream, o caso foi parar até na respeitada revista americana Forbes, que publicou o artigo “Scandal! In Brazil, Blogs with Embedded Youtube Videos are Charged Monthly Fees“, é o ECAD fazendo a gente passar vergonha internacional.

Após 2 dias de pressão popular, o Google resolveu se posicionar oficialmente e publicou, na noite do dia 9 de março, o post “Sobre execução de música em vídeos do YouTube“, afirmando que:

O ECAD não pode cobrar por vídeos do YouTube inseridos em sites de terceiros. […] Nós esperamos que o ECAD pare com essa conduta e retire suas reclamações contra os usuários que inserem vídeos do YouTube em seus sites ou blogs. Desse modo, poderemos continuar a alimentar o ecossistema com essas centenas de produtores de conteúdo online. – fonte: Blog Oficial do YouTube Brazil

Em seguida, às 22h do dia 9 de março O Globo divulgou que “Ecad suspende cobrança no YouTube“, e no dia seguinte, 10 de março, o ECAD publicou em seu site oficial a nota “Esclarecimentos sobre vídeos ‘embedados’ do YouTube” onde afirma que “instituição não possui estratégia de cobrança de direitos autorais voltada a vídeos embedados” e continua dizendo que a cobrança “decorreu de um erro de interpretação operacional”.

Foto da CPI do ECAD

Audiência pública da CPI do Ecad em outubro, com Glória Braga e o senador Randolfe Rodrigues

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – investigado por duas CPIs – é mergulhado em suspeitas de corrupção e desvio de verbas, inclusive com críticas de artistas, que supostamente deveriam ser beneficiários da entidade.

As denúncias incluem apropriação de ganhos judiciais, pagamentos abaixo do devido e até falsificação de assinaturas. Se você quiser saber mais, leia O que é o Ecad? E por que ele está cobrando direito autoral de blogs? e Dez histórias mostram por que o órgão de arrecadação de direitos autorais em música não funciona.

b XZyYXBZwtc

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot