X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Projetos que mudaram o mundo


c ipad

Apple conseguiu mudar o hábito dos consumidores com processos de produção, gestão e produtos inovadores

Os professores Dov Dvir, da Universidade de Negev, em Israel, e Aaron Shenhar, da Rutgers Business School, em Nova Jersey, estudaram mais de 400 projetos dos últimos 60 anos que mudaram hábitos de consumo e revolucionaram os parâmetros da indústria.

Os pesquisadores conseguiram identificar características comuns nos projetos que levam a empresa a outro patamar de lucros; apresentam alto grau de inovação científica, tecnológica, de design ou operacional; e provocam tanto impacto em sua indústria que os concorrentes são obrigados a segui-los.

Características comuns entre 15 projetos especiais:

1) Projetos grandiosos criam uma vantagem competitiva única e/ou geram um excepcional valor para seus acionistas, clientes ou fornecedores

É o caso do computador AS/400 da IBM (hoje iSeries), lançado no final da década de 80. Ele catapultou a IBM à liderança do segmento de minicomputadores para pequenos e médios negócios. Dvir também coloca neste rol o prédio do Sydney Opera House, na Austrália – “uma maravilha arquitetônica” que atrai milhões de visitantes todos os dias desde que foi inaugurado, em 1973.

2) Eles envolvem parcerias
A Boeing não desenvolveu sozinha o 777, um dos seus maiores sucessos comerciais, lançado na década de 90. Oito dos seus melhores fornecedores foram convocados a pensar o projeto.

3) Eles forçam mudanças culturais (e derrubam mitos)
Nos anos 90, a BMW apresentou ao mercado o esportivo Z3, o primeiro carro da marca produzido nos Estados Unidos. Para muitos executivos da empresa, era um sacrilégio fazer algo fora da Alemanha. Mas a transferência fez bem à marca. O Z3 vendeu 50% mais que o previsto no mercado americano, o maior do mundo, e transformou a cultura da empresa.

4) O líder tem de se envolver
O papel de Bill Gates na concepção e na condução do programa Word para Windows foi decisivo para resolver os problemas técnicos e operacionais. Quando ele finalmente foi lançado, em 1989, após seguidos adiamentos, transformou-se em referência para o mercado.

5) Projetos grandiosos não criam tudo. Maximizam o uso de tecnologias existentes
O Word para Windows usou a arquitetura do Word para Macintosh, da Apple. A Apple, por sua vez, adotou uma tecnologia desenvolvida pelas empresas Fuse e Portal Player para criar o iTunes. E a Boeing comprou da Dassault Systèmes um software de engenharia sem o qual o 777 não sairia do chão.

6) Os times têm de ser maleáveis e ágeis para se ajustar a novos cenários e apontar caminhos alternativos
A Apple é conhecida por estimular pessoas dos departamentos de design, software, produção e até mesmo embalagem a estudar processos e tecnologias novas que facilitem rápidas alterações de rota.

7) As equipes são unidas e orgulhosas do que fazem
A equipe da Nasa que concebeu e construiu a sonda Kepler (cuja função é encontrar planetas próximos e com características semelhantes às da Terra) estava altamente inspirada, orgulhosa e comprometida com a missão. Eles se portavam como donos da Nasa e isso, segundo os pesquisadores, é fundamental para o sucesso de um projeto.

Com informações da Época Negócios.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot