Os visitantes da loja do Burger King na esquina da Market com a 8th Street, em São Francisco, nos EUA, puderam escolher uma curiosa nova opção no cardápio da rede de fast food: o Proud Whopper.
O que ele tinha de diferente dos outros sanduíches? Nem mesmo os atendentes da loja sabiam dizer, e era preciso experimentar para saber.
O lanche vinha embalado em um papel com as cores da bandeira do orgulho gay, e muita gente especulou o que ele poderia ter de diferente – seria o sabor da carne? Ou algum tempero?
A resposta estava guardada dentro da própria embalagem. Em geral ao acabar o lanche, os clientes descobriam na parte interna do embrulho a mensagem “somos todos iguais por dentro”, que confirmava que nada havia de diferente naquela preparação do hambúrguer.
A campanha foi parte de uma iniciativa do Burger King durante a semana do orgulho gay de São Francisco, que ajuda a reforçar o novo slogan da marca, “Be Your Way”. “Como uma marca, nós acolhemos todo mundo. Sentimos que o Proud Whopper podia trazer essa mensagem de igualdade, auto-expressão, autenticidade e a simplicidade de ser você mesmo”, explicou Fernando Machado, SVP de branding global da marca.
Ainda que a mensagem tenha emocionado muitos dos clientes, houve quem se irritasse ou não concordasse com o posicionamento do Burger King. Para Machado, isso já era esperado, já que não é possível agradar a todo mundo, mas que a mensagem continua sendo muito positiva – e, cá entre nós, reforça muito bem o lema “Seja do Seu Jeito” recém adotado pela marca.
Os Proud Whoppers começaram a ser vendidos em São Francisco no último sábado, e devem ficar disponíveis até o fim desta semana, quando encerram-se as comemorações da San Francisco Pride Week.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie