X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Quais religiões estão preparadas para aceitar a vida no espaço?


Supondo que a humanidade não destrua a si própria, colonizar outros planetas pode ser a nossa última esperança de sobrevivência. A maior parte dos preparativos para essa expansão cósmica gira em torno das dificuldades práticas de transportar nossos corpos para o espaço. Mas e a nossa cultura, onde fica? É aí que reside um problema que nunca recebe muita atenção: as principais religiões monoteístas do mundo serão capazes de conciliar a exploração do espaço e a salvação de nossas almas imortais?

Essa é, na verdade, uma questão debatida há centenas de anos por cientistas e teólogos; como David Weintraub escreve em seu livro recente sobre o tema, Religions and Extraterrestrial Life, o cientista David Rittenhouse afirmou em 1775 que “a doutrina da pluralidade de mundos não pode ser separada dos princípios da astronomia, mas essa doutrina ainda é vista por alguns fiéis… como uma afronta às verdades proferidas pela religião cristã.”

Essa desconfiança não desapareceu no século XVIII. De acordo com um recente estudo sobre a relação entre religião e espaço, grupos como os evangélicos – que representam um quarto da população americana – hesitam em apoiar programas de exploração espacial. Para alguns grupos religiosos, o próprio conceito de viagem espacial — isso sem nem falar na colonização de formas de vida alienígenas — vai contra suas crenças mais básicas.

As questões são infindáveis: existe uma tensão inerente entre nossa ambição espacial e os princípios religiosos terrenos? Como o Islã lidaria com o fato de não ter mais um local central para onde direcionar suas preces? Será que os fundamentalistas tentariam converter os ETs?

Uma combinação de avanços tecnológicos e porta-vozes da inovação como Elon Musk torna essas questões mais urgentes do que nunca. Como escrito no estudo: “Para garantir sua sobrevivência, as religiões terão de aceitar o espaço.”

Então como as três maiores religiões monoteístas (o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo) lidariam com essas descobertas cósmicas? Bom, a resposta é complicada.

Se colonizássemos um planeta

Por mais absurdo que pareça, a viagem espacial e a religião andam juntas desde que o homem saiu da Terra. Na véspera de Natal de 1968, os primeiros humanos a orbitar a Lua leram uma passagem do Livro de Gênesis, transmitindo a mensagem para todas as famílias que ouviam, atentamente, com os ouvidos grudados em seus rádios.

Esse diálogo ainda existe, mesmo em nosso atual programa espacial. Como descrito na The Atlantic:

Vemos um padre portando as joias de uma igreja ancestral, pingando água benta sobre os motores e invocando a proteção divina para uma jornada à órbita terrestre. Essas duas esferas do cosmos humano coexistem de forma impressionante. O fato de elas interagirem, como no caso desta agência espacial recebendo a bênção da Igreja Ortodoxa Russa, é no mínimo estranho.

ebe A pchvWfsw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot