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Qual é o papel de um website dentro da construção de marca de uma empresa?


Responda sem exitar: o seu website é uma ferramenta de marketing ou o marketing em si?

Essa pergunta não tem resposta fácil. Isso porque criar uma estratégia de presença online não é assim tão fácil quanto pode parecer. Na semana passada nós falamos sobre as 3 perguntas que seu site precisa responder.

Mas na verdade, o seu site precisa responder perguntas todos os dias. Isso porque o seu site não deve ser o marketing da sua empresa, mas uma ferramenta a trabalho da construção de uma marca. E uma extensão de tudo aquilo que você cria offline.

A internet tem espaço pra tudo. De anúncios a artigos, de eventos educativos a pesquisas de interesse, de promoções a vendas online. E, por esse motivo também, pode ser uma extensão da sua presença fora da internet, ou a única presença que a sua empresa tem.

Não importa qual é para você a missão que um website tem. O que importa é o papel que ele desempenha na construção da sua marca.

Há alguns anos atrás era muito comum, pessoas comprarem domínios de empresas famosas (como Nestlé, Coca-Cola, McDonald’s) para depois tentarem revender esses domínios quando as multinacionais quisessem fazer seus sites nesses domínios.

Algumas dessas pessoas conseguiram fazer dinheiro. Outras simplesmente caíram do cavalo quando a justiça de pronunciou.

Isso porque o domínio é uma extensão da marca. Isso mesmo. A sua presença online é a extensão da sua marca – independente dela ser exclusivamente online ou estar por todos os cantos.

A presença online de uma empresa é uma oportunidade de participar de uma conversa. A presença online de uma empresa mostra, primeiro, que ela se importa com a sua parcela de consumidores que estão online. Ou, pelo menos, que ela quer atingir também as pessoas que estão conectadas. Ou também, que a galera online está dentre o público alvo daquela marca.

Caso contrário, ela não teria investido em mais esse canal de comunicação.

Mais esse? Vamos então a questão desse artigo. O website de uma empresa é um pedaço da estratégia de marketing e construção de marcas ou é a marca em si?

Alcance da marca

Monitore o alcance da sua marca.

As marcas precisam estar por todos os lugares.

Corrigindo, precisam estar em todos os lugares em que os seus consumidores e a comunidade em que ela está inserida está.

Isso significa que, se a sua comunidade é online e você vende online e faz negócios na web, precisa cuidar melhor desse canal, mas nada impede, por exemplo, que a sua marca esteja em outros canais. Isso significa ainda que, se você está voltado para a web, precisa utilizar todos os canais disponíveis para relacionar-se com os clientes e fazer a sua marca acontecer.

Lembre-se que, se você quer captar a atenção de alguém precisa fazer um conteúdo que provoque o interesse das pessoas, fazendo-as ir atrás.

O website não é o seu marketing. Nem todos os recursos e esforços de marketing precisam estar apenas nele. Mas, ele precisa ser o encontro. O encontro de uma comunidade, o encontro de pessoas que atuam na área do que você faz, o encontro de dúvidas e soluções sobre tudo aquilo que você produz.

O papel do website é isso. Ser o encontro. O elo entre aquilo que a sua empresa faz dentro da web – em redes sociais, em outros sites, em blogs, em revistas e programas online – e aquilo que faz fora dele, em todos os canais que a sua empresa utiliza para se relacionar com o consumidor e criar a reputação da sua marca.

O papel do marketing, da administração, da gestão nada mais é do que criar uma marca, com uma história e um propósito, que faça a diferença na vida das pessoas. Sejam essas pessoas consumidores ou funcionários.

E, o website é uma parte dessa história.

Uma parte de uma história que precisa ser contada. E, por isso, precisa estar inserido em um contexto. Um contexto de comunidades.

O website é uma extensão da comunidade que uma empresa precisa criar para se transformar em uma marca. E essa mensagem, essa comunidade precisa existir online e offline, dentro e fora da web.

É justamente esse o papel de um website: ser o elo de uma comunidade de uma marca online, ser a extensão de uma história da empresa e, unir todos os outros canais de relacionamento disponíveis em um mesmo lugar.

O website é uma ferramenta de marketing. E, acreditamos que seja um meio indispensável para a construção de uma história da marca que realmente toque os clientes e faça a diferença dentro da sua comunidade.

Tudo é marketing. Tudo pode se transformar em uma ferramenta de marketing. A diferença é justamente a maneira com que utilizamos essas ferramentas. É justamente aí que separamos grandes marcas de marcas medíocres.

Papel do website na estratégia da marca

Entenda melhor o papel do website na estratégia da marca.

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