É fato que para começar um protesto basta ter um pequeno grupo insatisfeito com alguma questão. A fúria de alguns pode ser rapidamente identificada por outros que também sentem-se mobilizados para “incomodar” a sociedade em prol de seus direitos. Foi assim em 1992 no Brasil e agora é ainda maior, porque a manifestação não começa nem termina nas ruas. Ela está na internet, espalhada, compartilhada e apoiada pelas redes sociais e a pressão pela mudança já começa mesmo antes do grupo de rackers Anonymous. Todo mundo fala, marca os encontros, organiza a pauta e compartilha a “cobertura” em tempo real dos protestos.
Qual é o impacto disso? A agência Today fez um levantamento nas principais redes sociais do Brasil e mostrou que somente na última segunda-feira (17/6), os protestos que tomaram o país foram mencionados 548.944 vezes, sendo que 88% desses comentários vieram do Twitter (483.839). No Facebook, a participação foi de 10%, enquanto outras mídias responderam por 2% da repercussão. Entre os termos mais mencionados, estiveram #vemprarua, #ogiganteacordou, #protestosp, #mudabrasil e #semviolencia.
O infográfico ilustra que durante o dia, a participação nas redes sociais teve um crescimento constante a partir do início oficial das manifestações, às 17h. Neste horário, 35.668 menções foram feitas. Veja mais informações coletadas:
Nós, profissionais de comunicação, temos que pensar esse momento como um case para repensar as estratégias de monitoramento, planejamento e ação. Pra quem achava que o monitoramento era dispensável, ainda bem que ACHAVA! Além de um Brasil melhor, a política (e os políticos) são obrigados a aderir a revolução cibernética que não possui filtros de nenhum veículo de comunicação e não é enviesada. Não há atuação correta, mas monitorada e bem aproveitada para planejamentos futuros.
Abaixar o preço das passagens é uma coisa, contornar a crise pela internet é outra bem diferente…
O post Qual é o tamanho da crise? Infográfico traz a repercussão da manifestação que começou nas redes sociais apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.