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Quando líder e equipe não se misturam


Vamos imaginar que você seja um líder de uma organização. Se tivesse a oportunidade de escolher um lugar para ter a sua mesa, onde ela seria? Provavelmente, como muitos, iria optar por um local mais reservado, sem tanto contato com os demais colaboradores – talvez, com o objetivo de não ser interrompido frequentemente, certo? Não, a proposta aqui não é discutir hierarquias (como já falamos aqui), mas como o lugar onde você se estabelece pode dizer mais sobre sua empresa (e seus funcionários) do que imagina.

Neste artigo publicado no Inc., o autor John Warrillow levantou uma questão bem interessante. Ele descreve uma experiência que teve quando decidiu se afastar um pouco dos demais colaboradores e colocar um gerente geral para administrar a todos. Na prática, ele separou o escritório mais afastado para ele e deixou o tal gerente mais exposto no meio da galera. E observou!

Logo em seguida, ele percebera que algo estava errado. Por questões diversas, a empresa ficou dividida. John, quando resolveu bater de frente com o gerente, o estrago já estava feito: alguns funcionários saíram, um mal estar foi criado e até seus clientes perceberam que algo não ia bem.

e bossAo assumir as rédeas novamente, eles se mudaram para um espaço menor, onde, dessa vez, era John quem ficaria mais exposto. A decisão veio instintivamente e, pouco tempo depois, ele compreendia melhor o funcionamento de sua empresa, o que deixava seus funcionários felizes ou não, o que os motivava, os desafios do dia a dia e muito mais. Tudo isso apenas através da aproximação que ele teve com sua equipe. Além desses motivos, John elenca outras razões para que você, líder, reflita melhor antes de escolher onde deve se posicionar em uma empresa:

– É fácil forçar um sorriso ao se deparar com alguém que não gosta no escritório. Mas ao ver as pessoas que se mobilizam para estarem juntas, como marcar um almoço ou happy hour, pode fazer com que você conheça melhor seus funcionários.

– Quando as coisas vão bem, é comum que seus funcionários peçam mais autonomia e demonstrem mais independência. Em compensação, quando os momentos são de crise, eles querem ver que você está trabalhando tanto quanto eles estão para reverter essa situação. E tê-lo ali, perto deles, é uma motivação a mais.

– Se você estiver afastado de todos, é bem provável que seja sempre o último a saber das coisas, inclusive, das fofocas (o que pode ser bom em alguns momentos). Mas, por outro lado, estar por dentro do que está sendo dito no escritório é bom para se prevenir quando algum funcionário está descontente para que você possa tomar suas devidas precauções, por exemplo.

E você, vai continuar afastado em sua redoma protegida de “interrupções” ou vai dar a sua cara a tapa junto com a sua equipe no front?

 

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