X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Rastreabilidade de pescados


ba tilapia

Sistema de rastreamento armazenará dados de produção de tilápias no RN

Os consumidores estão cada vez mais preocupado com a qualidade dos produtos. O negócio tem que oferecer garantias da procedência e da qualidade técnica do produto. Pensando nisso, o empreendedor Francisco Pedro Guilherme Neto, dono da Aquabio Aquicultura, do Rio Grande do Norte (RN), desenvolveu um rastreador de tilápias.

O rastreador é um software que permite ao criador armazenar informações referentes ao cultivo e captura do pescado e ao consumidor conferir dados como origem, fabricante e elos da cadeia do produto. O programa de computador ainda está em fase de teste.

“Além do software que funciona na internet, pensei num lacre para identificar o lote dos peixes in natura e uma etiqueta nas embalagens dos pescados industrializados. O lacre é feito de plástico e a numeração vazada. Entraria pela guelra e sairia pela boca. Aí é só fechá-lo.”, explica o empreendedor.

O programa de computador mais o lacre e a etiqueta formam o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com o número do lote, que também aparece na etiqueta adesiva, o consumidor pode acessar as informações sobre o produto no site http://www.id-pesc.com/.

“O software está habilitado a rastrear três itens da cadeia produtiva da aquicultura: molusco (ostra), mexilhões e crustáceos (camarão e lagosta) e peixes criados em água doce ou salgada. O Sibrap traz um valor agregado muito grande para os produtores exportadores, pois alguns mercados externo, como o europeu, só aceitam produtos rastreados. Já os pequenos produtores podem comprovar a procedência de seus pescados, uma exigência dos consumidores.”, destaca Guilherme Neto.

Parceria

Para desenvolver o Sibrap, a Aquabio Aquicultura contou com a ajuda do programa Sebraetec, voltado para micro e pequenas empresas que buscam ferramentas na área de inovação e tecnologia. Em 2010, com apoio do projeto, o empresário desenvolveu uma segunda versão do software. O Sebrae subsidiou 30% e o empreendedor assumiu 70% dos custos da nova versão.

“Uma questão que dificulta muito a inovação no Brasil é a desinformação. Eu achava que para inventar era preciso fazer um protótipo, achava que para fazer o Sibrap eu teria que saber programar, mas não é assim. Descobri que poderia contratar alguém para desenvolvê-lo e para proteger minha ideia fiz um contrato bem amarrado. Então contratei uma primeira equipe e, depois, o Sebrae me ajudou a contratar outros especialistas para melhorar o software.”

Por meio de uma pareceria com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Associação de Aquicultores do Apodi (Aquapo), também de RN, testará o Sibrap. Toda a produção será rastreada pelo sistema, onde serão registradas informações sobre a procedência das matrizes, a idade média do plantel, método de reprodução, sistema de cultivo, ração utilizada, medicamentos e método de abate. A Aquapo é empresa incubada da IAGRAM.

Segundo Giorgio Mendes, coordenador da IAGRAM, o sistema é uma novidade no mercado brasileiro. A rastreabilidade é mais comum para bovino e fruticultura. “O Brasil inteiro já nos ligou querendo saber sobre o Sibrap, depois que divulgamos esse sistema de apoio à produção aquícola.”, conta Mendes, contente com a possibilidade garantir a qualidade dos produtos da Aquapo. “Os consumidores terão 100% de certeza da origem do produto. Para o produtor, o Sibrap trará maior visibilidade para o produto, sem falar  que o criador de pescados que poderá acompanhar melhor o processo de produção.”, complementa.

Invenções

Guilherme Neto é um inovador nato. Ao todo, já desenvolveu nove invenções registradas no INPI. Além do Sibrap, mais duas criações são da área de aquicultura – setor no qual o inventor é especialista –: um coletor de resíduos e detrito e uma embarcação. Ambas invenções são destinadas para a pesca de tanque e rede.

“O coletor de resíduo é algo inovador e que pode reduzir o impacto ambiental. Já há empresas interessadas em fabricá-lo. Agora, o produto está sendo avaliado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Se a ANA atestar sua contribuição para o meio ambiente, vamos colocar o coletor no mercado em breve.”, afirma o inventor.

Saiba mais

Aquabio

www.id-pesc.com

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot