A App.net conseguiu levantar pouco mais de US$ 700 mil até agora, nas últimas horas de de uma campanha a la Kickstarter para angariar dinheiro e tornar possível uma rede social paga livre de anunciantes. A campanha iniciada por Dalton Caldwell seria uma promessa de uma terra santa a desenvolvedores e usuários que estariam de saco cheio das práticas comerciais do Facebook e Twitter.
Caldwell não é nenhum zé ninguém no mundo digital. Em 2003 junto com Jan Jannik, ex-funcionário do Napster, teve a ideia de fundar um serviço de compartilhamento de músicas e playlists. O imeen, como foi chamado o projeto, levantou durante os anos ativos milhões em investimentos até ser vendido e desligado em 2009 pelo MySpace. Desde então, Caldwell tem investido nos serviços da App.net de ferramentas para desenvolvedores de iOS.
De acordo com um post em seu blog pessoal, Caldwell havia apresentado um projeto que seria interessante aos olhos do Facebook e conseguiu em junho uma reunião com alguns executivos do Facebook. Na ocasião, os executivos falaram que seu projeto era concorrente as novidades do AppCenter da rede social e proporam comprar a empresa de Caldwell e contrata-lo para desenvolver seu projeto dentro do Facebook. O empresário ficou bem chateado com o resultado da reunião e em protesto resolveu lançar uma campanha a la Kickstarter para lançar uma rede social paga e sem anunciantes.