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Redes sociais: como conquistar 15 mil seguidores no Twitter


a twitter logoO Blog Mídia8! ultrapassou recentemente a marca dos 15 mil seguidores em seu perfil oficial no Twitter, o @midia8. Isso foi um marco muito importante para nós e muito bacana de ser compartilhado com todos vocês, até porque não usamos técnicas obscuras para conseguir followers, nem o famoso sistema “follow back” (siga que eu te sigo) que muitas empresas usam.

Sim, já erramos muito. No post 5 erros que o @midia8 cometeu no Twitter e que você pode evitar, nós abordamos justamente esse desespero que muitas empresas possuem de angariar um grande número de seguidores e, com isso, visibilidade, mas que muitas vezes acabam indo de encontro a um trabalho profissional, chegando até mesmo a prejudicar todo o andamento do processo.

Por isso, separamos todo o processo que usamos aqui no blog quando o assunto é Twitter. Listamos nosso passo-a-passo de como partimos do zero, cometendo erros infantis, até ganhar certa credibilidade nessa rede quando o assunto é comunicação digital e redes sociais. As dicas, obviamente, podem variar um pouco conforme o contexto e o segmento de cada empresa, mas no geral funcionam para qualquer setor.

Antes de tudo:

  • Não existe fórmula mágica;
  • Jamais compre seguidores;
  • Jamais confie em sites ou empresas que “vendem” seguidores;
  • Ou você é muito famoso como um ator global ou é uma personalidade pública. Caso contrário, os seguidores só irão aparecer com o tempo – isso se o seu conteúdo for bom;
  • Novamente: não use scripts ou compre seguidores. Ninguém é capaz de vender a vontade de uma pessoa ser fã de uma determinada marca.

1. Crie uma identidade da sua empresa no Twitter

O que realmente você quer fazer no Twitter? Saiba diferenciar seu modo de atuação dos demais concorrentes. É muito importante ter em mente exatamente o que você pretende fazer nessa rede social. Criar uma identidade da sua empresa no Twitter nada mais é do que criar um “perfil’, um “rosto”. Desse modo, você chega a evitar até mesmo confusões que vão das mais simples as mais graves, como uma invasão de conta. Criar uma identidade significa, antes de tudo, criar credibilidade profissional/corporativa.

2. Crie um plano editorial para a sua conta no Twitter

O que você vai publicar? Qual com periodicidade suas mensagens irão aparecer na timeline dos seus seguidores? É muito importante ter em mente qual o conteúdo das mensagens, qual o formato e qual o teor dessas publicações. Seu Twitter é informal, formal ou as duas opções? Tem um posicionamento mais informativo ou analítico? Se trabalha com comunicação, já tem em vista a realização de coberturas através desse perfil? Todas essa questões devem constar em um plano editorial que visa equipar o profissional responsável com bons recursos.

3. Crie um plano de atuação 

Nesse ponto falamos estritamente de atuação. Como a sua empresa irá atuar nesse canal? Questões como comportamento (respostas a usuários, críticas, elogios, RTs) e postura devem estar muito bem delineadas. A sua empresa tem uma manual com as regras do que pode ou não ser feito? Muitas vezes isso não precisa ser feito de maneira tão formal e burocrática, mas através de um guia com boas práticas para ajudar a equipe responsável em situações que fogem das atividades corriqueiras. Até mesmo o famoso #FF foi criticado no perfil do @estado certeza vez, pois o mesmo agradecia a todos que o mencionavam. Agora, só realiza pouquíssimos comentários gerais.

4. Integre as estratégias do Twitter com as demais redes sociais

Cada caso é um caso, mas preferencialmente para quem usa diversos canais, nunca deixe uma rede social replicando conteúdo de outra ou funcionando de maneira isolada. Redes sociais requerem interações mútuas, com integração entre blog, Facebook, Pinterest, podcast e demais meios que a sua empresa utiliza. Lembre-se que um perfil no Twitter é uma extensão da sua marca e não um pilar que fala por si e não age em conformidade com os demais canais.

5. Escolha muito bem as suas fontes de conteúdo

Nada de ficar replicando conteúdo dos outros usuários sem ao menso dar o crédito. Você pode, através de ferramenta simples, criar bons canais de conteúdo para sempre ter algo bacana para compartilhar. O primeiro passo é seguir empresas e profissionais influentes na sua área de atuação. O segundo consiste em realizar pesquisas constantes em sites e blogs relevantes que tratam dos temas de seu interesse. E, por fim, jamais deixe de utilizar recursos como o Google Alertas (desde que crie filtros eficientes) e o Summify.

6. Redobre a atenção no horário e peridiocidade dos tweets

Apesar de ser um fator mais pro lado da categoria “postura e comportamento”, vale relembrar o modo como você publica informação no microblog. Já chegamos a publicar conteúdo de 10 em 10 minutos. Hoje percebemos que em conformidade com a identidade que queríamos criar, o ideal seria publicar tweets com intervalos que variam entre 30 e 40 minutos. Nem menos e nem mais. Aos finais de semana, aumentamos esse espaço para 60 minutos, chegando a 90 minutos em alguns períodos, como uma madrugada de domingo.

7. Use as ferramentas do Twitter a favor do Twitter

Hashtags, search, respostas e até mesmo RTs são ferramentas natas do  Twitter que muitas vezes são ignoradas. Não caia no mito da “conversa em tempo real” que alguns pregam, mas observar como as hashtags  funcionam – mesmo sendo editadas e não totalmente orgânicas – é um bom passo para conquistar novos seguidores. O search possui diversas funcionalidades que podem facilitar a sua vida na busca por novos e melhores contextos, muitas vezes mais segmentados do que outros que até então você atuava. Ah, e use o reply e o RT com moderação. Lembra do item sobre postura? Então, o Twitter não é um MSN aberto, muito menos para a sua empresa.domingo.

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