Estratégia é diferente de ferramenta, e para ter uma estratégia é preciso visualizar um objetivo a ser alcançável, como se fosse um mapa que será usado para trilhar um caminho específico e que o leva até um ponto visado. A estratégia deve ser uma visão macro do negócio, da empresa e do uso dessas ferramentas sociais. Por isso um erro comum é perguntarmos a um profissional qual é a estratégia de mídias sociais da empresa em que ele trabalha, e a resposta, muitas vezes, está relacionada com a abertura de uma conta no Facebook ou no Twitter.
Mídia social não é estratégia, é ferramenta. Como elaborar uma estratégia de mídias sociais pode ser decisivo no uso correto dessas ferramentas e, consequentemente, na obtenção de resultados positivos e já traçados na elaboração da estratégia. O modo como você irá operacionalizar tais canais deve estar estrategicamente alinhado com os demais setores da empresa, como o departamento de marketing e o plano de comunicação da companhia.
Por isso, quando for elaborar uma estratégia de mídias sociais, tenha em mente que escolher os canais e abrir uma conta nesses meios é apenas um dos passos a serem tomados, e geralmente é um dos passos após a estratégia estar consolidada e traçada. Afaste-se um pouco e procure olhar todo o negócio de uma maneira mais ampla para, desse modo, conseguir enxergar onde e como as mídias sociais podem ser inseridas no dia a dia da empresa, tanto em fatores de público interno (funcionários e parceiros) como para o público externo (social media marketing).