X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Redes sociais: diferenciando estratégia de ferramenta


Um dos grandes pilares do marketing digital nos últimos tempos tem sido as ações certeiras que muitas empresas estão praticando nas mídias sociais, o chamado social media marketing. Entretanto, algumas empresas estão confundindo estratégias de mídias sociais com ferramentas de mídias sociais. As ferramentas se resumem ao que você usa, como Facebook, Twitter, YouTube ou Pinterest. Já a estratégia se refere ao modo como você enxerga o uso dessas ferramentas dentro da lógica de negócio da empresa.

Estratégia é diferente de ferramenta, e para ter uma estratégia é preciso visualizar um objetivo a ser alcançável, como se fosse um mapa que será usado para trilhar um caminho específico e que o leva até um ponto visado. A estratégia deve ser uma visão macro do negócio, da empresa e do uso dessas ferramentas sociais. Por isso um erro comum é perguntarmos a um profissional qual é a estratégia de mídias sociais da empresa em que ele trabalha, e a resposta, muitas vezes, está relacionada com a abertura de uma conta no Facebook ou no Twitter.

Mídia social não é estratégia, é ferramenta. Como elaborar uma estratégia de mídias sociais pode ser decisivo no uso correto dessas ferramentas e, consequentemente, na obtenção de resultados positivos e já traçados na elaboração da estratégia. O modo como você irá operacionalizar tais canais deve estar estrategicamente alinhado com os demais setores da empresa, como o departamento de marketing e o plano de comunicação da companhia.

Por isso, quando for elaborar uma estratégia de mídias sociais, tenha em mente que escolher os canais e abrir uma conta nesses meios é apenas um dos passos a serem tomados, e geralmente é um dos passos após a estratégia estar consolidada e traçada. Afaste-se um pouco e procure olhar todo o negócio de uma maneira mais ampla para, desse modo, conseguir enxergar onde e como as mídias sociais podem ser inseridas no dia a dia da empresa, tanto em fatores de público interno (funcionários e parceiros) como para o público externo (social media marketing).

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot