X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

RIM, mate a si própria para outros poderem viver


A RIM está ferrada. Num futuro próximo, a RIM não vai mais existir. E o BB10 provavelmente nunca será lançado. O navio está afundando, pegando fogo e coberto de formigas. Se a empresa continuar sangrando assim, talvez não haja nada mais para salvar. Mas se a RIM se entregar à salvação agora? Todos ganhamos.

Eis algo interessante a se pensar: a RIM poderia servir a este planeta… se ela morresse. Por quê? Porque dentro dela, a empresa possui muito de valioso: o BBM, expertise em hardware, e um monte de patentes. Eis como dividi-la em pedaços.

Seria exagero chamar de tragédia a derrocada da RIM: isto não é uma perda para alguém que esteja fora da RIM. Os funcionários da empresa têm nossas condolências, mas a empresa em si merece a morte lenta que está sofrendo. Ela não levou o iPhone a sério, e passou os anos seguintes tentando alcançá-lo com tentativas frustradas. Mas sério, quem se importa? Os detalhes da queda que a RIM sofreu são muitos, porém mundanos. Não vamos contar de novo esta velha história. Vejamos, sim, o que pode sair de bom dela.

BBM

A esta altura do campeonato, o BBM – mensagem instantânea preferida de executivos e adolescentes – é uma das melhores coisas que a empresa tem. Estamos falando sério: o BBM é mesmo ótimo, fazendo o iMessage passar vergonha. Já faz um ano que a Apple anunciou o iMessage, e parece que ele só piora: ele perde mensagens ou atrasa sua entrega, e a sincronização entre dispositivos iOS raramente funciona.

Com o BBM, no entanto, isso não é problema. Isso se deve principalmente porque o BBM existe há muito mais tempo que o iMessage, com anos para ser ajustado, ampliado e consertado. Então não é surpresa que a mensagem instantânea da RIM seja mais confiável que tudo, além de oferece pequenas funções como “ping” (tipo o “Fulano chamou sua atenção!” do MSN) e mensagem de status. Enquanto isso, a Apple mal consegue fazer uma mensagem pular de um aparelho para outro.

Então, RIM, eis uma ideia: venda o BBM. Se a Apple comprasse toda a equipe (e os servidores) e transformasse toda a operação no iMessage, ele deixaria de ser um produto inconsistente. O iMessage poderia ser rápido, confiável, fluido – tudo o que queremos dele – combinando o design da Apple com a funcionalidade do BBM. Seria ótimo para nós. Seu chat móvel seria bonito e funcionaria bem, e algumas pessoas da RIM ainda teriam um emprego.

Há outras formas de se imaginar isto: uma empresa de investimentos poderia comprar a divisão BBM e transformá-la em uma entidade separada, licenciando a magia de mensagens para quem precise dela – para a Microsoft, por exemplo. O MSN/Windows Live Messenger vem perdendo sua relevância, então o BBM seria um serviço ótimo para integrar no Windows Phone. Ou quem sabe a própria Microsoft poderia comprar o BBM.

Tablet BlackBerry PlayBook

Hardware

A equipe de hardware na RIM não é tão promissora quanto o pessoal do BBM – afinal, eles continuaram lançando aparelhos decepcionantes ano após ano. Mas para uma empresa como a Amazon, esa equipe seria um ótimo avanço.

Apesar da RIM ser responsável pelo Blackberry Storm, um aparelho que deveria ser julgado no Tribunal de Haia, ela também fez nascer o PlayBook. Sim, o tablet fracassou duramente, em parte devido à incapacidade de software da RIM, mas o hardware era muito bom. Ele poderia ser um concorrente. Apesar de um histórico inconsistente, a RIM pelo menos tem algumas cabeças no Canadá que sabem como criar um bom gadget.

A Amazon já fez alguns bons gadgets, e não há dúvida que eles querem mais. Comprar o know-how por trás de dispositivos como o PlayBook poderia dar ao tablet Kindle Fire mais do que apelo por ser barato. A Amazon poderia se dedicar mais a criar gadgets – e deveria. Pegar funcionários da RIM seria uma boa estratégia.

Patentes

Mas o BBM e o hardware não são as únicas partes deliciosas da RIM: a Reuters diz que a Microsoft está mirando nas patentes da RIM, que poderiam receber uma bela compensação, e seriam usadas para estimular o Windows Phone, hoje em dificuldades.

Mesmo se o experimento do BlackBerry estiver acabando em uma queda lenta ao longo de um penhasco, ela reuniu conhecimento ao longo do caminho na forma de patentes. Isto precisa ser passado adiante. A história precisa ser contada. Quaisquer truques que a RIM inventou devem ser repassados antes que expirem – uma confissão no leito de morte que poderia dar ao Windows Phone o impulso que precisa, em vez de deixá-lo se despedaçar como o BlackBerry.

Uma saída digna

O pior cenário seria que a RIM virasse outra Palm, caindo nas mãos de um dono negligente. Mas o melhor cenário seria um mundo tecnológico que ganha pelo pouco que restou de bom na RIM. Se ela está morta, vamos aproveitá-la do melhor jeito possível antes que seja tarde.

Esta é sua melhor chance, RIM. Nem é uma chance, na verdade. Nem mesmo é uma queda para depois se recuperar. É uma saída digna do plano mortal, que lhe permite viver nem que seja em espírito, através do sucesso de quem fez melhor. Você fez quase tudo errado, e estamos vendo você se desintegrar. Mas se você se colocar à venda e encontrar os parceiros certos, seu último ato pode acabar com fogos de artifício, em vez de uma ferida sangrenta.

d di
d nutUVgKivA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot