X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Robôs vão roubar seu emprego, mas tudo bem: entrevista com jovem que analisa alternativas a um colapso econômico


abbbe federico pistonoGravei uma conversa com o italiano – radicado no Vale do Silício – Federico Pistono. Espalhado em áreas diferentes, ele atua como escritor (publicou o livro “Robots will steal your job but that’s ok: how to survive the economic collapse and be happy“), empreendedor social (da startup WiFli), educador científico (contribuindo com diferentes edições do TEDx e comunicador enviado à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), ativista (líder do braço italiano do Movimento Zeitgeist), blogueiro e aspirante a videasta.

Inspirado por Carl Sagan, Salman Khan e Marcin Jakubowski, Federico estudou ciências da computação na Itália, fez cursos online de Stanford sobre inteligência artificial e aprendizagem das máquinas e participou de programa da Singularity University, veio ao Brasil dar palestras na escola Perestroika – no Rio de Janeiro, em São Paulo (onde o encontrei) e em Porto Alegre (semana que vem) – e chamou atenção pelas suas ideias ao mesmo tempo sonhadoras e realistas, cheias de insight e perspectiva.

O ponto de partida de Federico é uma análise que, diz ele, há algumas décadas era incipiente, difícil de se observar, mas agora é gritante: o número de pessoas na Terra aumenta muito mais do que o de empregos. Aliás, relembra, o número de funcionários por empresa vem diminuindo, e o número de funcionários em novas empresas não vai dar conta do número de desempregados (muito menos do número crescente de pessoas).

Auto-emprego, free-lancing, empreendedorismo? Especulação na bolsa? Assista ao vídeo e ouça-o argumentar que vai haver colapsos econômicos (intercalados aos climáticos) e as pessoas preparadas poderão sobreviver. Para ele, preparado é quem depende cada vez mais do dinheiro e do sistema capitalista. Socialismo? Comunismo? Não. Ele defende uma mistura de auto-subsistência, trocas comunitárias e trabalho não-exaustivo. “Se tirarmos da cabeça o impulso ao consumo, vamos ver que precisamos trabalhar menos pois precisamos de menos coisas para sermos felizes ou temos outros meios de obtê-las, além do trabalho”, posiciona.

Mais sobre o pensamento e as realizações dele:

Veja ainda: Perestroika.

wHZPKsdDEOo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot