X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

RT serve para que?


ea Indexed card

Bem, já passamos da fase de debater se o Twitter mataria os blogs, né? Principalmente porque a resposta é sim. Pense em quantos blogs de pessoas legais deixaram de ser atualizados com frequência depois que essa pessoa passou a usar mais o Twitter. Eu mesmo tenho um blog que está mais parecendo um site estático. Mas o que quero debater aqui é outra coisa que coloca blogosfera e twitosfera (existe isso?) em combate novamente. Será que os Retweets estão matando os comentários? Aqui no Brainstorm#9 os posts, geralmente, tem vários comentários mas o fato é que os RTs e Likes do Facebook invariavelmente tem números bem superiores.

Mas o que isso quer dizer? Que as pessoas preferem repassar uma opinião do que ter uma própria? Logo depois do meu último post por aqui eu e o Rafael Ziggy ficamos analisando como o Twitter exibia os números de RTs e menções da URL e notamos que os números não batem. OK. Percebemos distorções absurdas e nenhuma lógica entre elas. O Tweet do Ziggy foi um dos mais retuitados. Porque? Simples, ele pegou uma frase de efeito do post e tornou o tweet mais atrativo. Mérito dele, bobeira minha de não ter usado um título melhor. Já a MaWá acha que nesse post eu não dei margem para as pessoas contribuirem porque ele estava bem completo. Mas e daí? Cada pessoa tem uma experiência Mas o ponto não é esse.

Acho interessante e bem legal ver pessoas retuitando adoidado esses posts mas e o debate? Não é possível que todo mundo concorde com o post. A facilidade do Like e do RT acaba fazendo com que as pessoas tenham preguiça de comentar e tentar fazer com que o debate leve-nos a outro nível de conhecimento e discussão. O RT faz com quem comenta o que o Twitter fez com os blogueiros.

Retweet é uma indicação de leitura. E é uma excelente maneira de fazer isso. Vários dos tweets e RTs que aparecem na minha timeline têm dois destinos: Instapaper ou serem marcados como favoritos para serem acessados mais tarde. Mas não se enganem, eu sou um dos reis dos RTs. E pior, ainda tenho jogado muita coisa para o Posterous e Tumblr também. São referências, coisas que acho legal mas raramente eu comento a respeito. Nem uma introdução. Compartilho e pronto. Notei que é preguiça mesmo. Quem chegou até aqui vai saber que estou apenas indicando e não dando opinião alguma.

E aí chegamos a outro ponto desse post: Do que vale um post com centenas (ou milhares) de RTs? E como mensurar isso? Dá para medir o impacto desses RTs? Impacto real e não estimado. Temos que cruzar esse dado com o de onde vêm as visitas ao site e mesmo assim não dá para saber exatamente de onde vem todas essas pessoas. Vale a pena medir RT? E se vale a pena, isso se aplica também a links no delicious e similares?

E medir RTs não parece as vezes como se fosse uma necessidade old media de tentar mostrar que estamos atingindo mais pessoas que a audiência inicial? Um racional próximo ao de dizer que cada jornal é lido por mais 4 pessoas? Nem sei se esse é o número correto mas e aí? É isso mesmo? Aumentar o valor e vender o espaço comercial mais caro. Até aqui no Brainstorm#9 nós fazemos isso. Acaba virando regra do mercado e as vezes só sobrevive quem segue essas regras que ninguém fala.

efa merigo pede RT

Aí eu leio um texto que questiona se o RT é irrelevante e vejo uns gráficos sobre RTs e Replies em que 29% dos tweets causam alguma reação (contando apenas reply e RT). 6% são RTs e 23% são replies que, por sua vez, não passam da terceira mensagem (o q é bom. Twitter não é MSN) e que essas reações geralmente acontecem na primeira hora. Somando isso ao horário nobre do Twitter eu começo a notar que estamos repetindo nas redes sociais exatamente o que foi feito com a mídia tradicional e explorando tudo o que for possível.

O engraçado é que sabemos o resultado disso mas repetimos assim mesmo. Apenas para lembrar, quando abusamos do meio/canal/ferramenta, as pessoas criam filtros e barreiras naturais para ignorar as mensagens que não as interessam. Esse filtro que temos ao ver publicidade na mídia tradicional já foi o principal motivo de começarmos a recorrer às redes sociais. Power to the people. A opinião dos seus pares é o que importa. Não é uma marca falando é um amigo e tal. O Al Ries acha que RP é o caminho, transformar tudo em conteúdo. Mas, na real, o que a gente vê de matérias tão descaradamente vendidas e sem o disclaimer de que é um publiedtiorial que, de repente, nem isso se salva.

No final, eu não tenho conclusão nenhuma sobre a importância do RT. A única coisa que eu sei é que prefiro ver comentários inteligentes a RTs.

efa di
efa di

ee acQzSMybdk

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot