X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Saiba administrar seu tempo


Caro leitor(a), tenho a impressão de que muitas pessoas pensam em ser empreende­dores, pois uma das grandes vantagens na vida de empresário é ser dono do seu tem­po! Mas, atenção, isso é uma utopia. Não se engane, afinal, muitas vezes ser colaborador tem mais vantagens do que ser empreende­dor. Pelo fato da responsabilidade de fazer o número de vendas todo mês para pagar as obrigações, o empreendedor muitas vezes passa anos sem tirar férias ou até mesmo ter tempo para cuidar de si mesmo. Ser em­preendedor requer abrir mão de coisas ne­cessárias na vida de todo trabalhador, como tirar seus merecidos dias de descanso, por exemplo.

Se você pensa que vai ser dono do seu negócio e irá contratar um gerente que re­solverá todos os problemas da sua empresa e, com isso, terá tempo livre, grande engano. Empreendo há nove anos a minha agência e tenho poucas lembranças de férias. Agora, com a chegada da minha filha, resolvi mu­dar a vida, prezar pela qualidade de vida e bem-estar e realmente me policiar com o meu tempo. Estou tentando organizar o dia para chegar mais cedo em casa para aprovei­tar e brincar com a minha filha Nina. No Dia das Crianças, eu e minha esposa, que tam­bém é minha sócia, decidimos tirar uns dias para ficarmos juntos com ela em um hotel e aproveitarmos para brincar e descansar um pouco. Esta prática é muito importante também para recarregar as nossas energias e voltar com ânimo ainda mais renovado para os desafios do nosso negócio. Não é luxo ti­rar uns dias para descansar. Pensando bem, a vida foi feita para aproveitarmos o que tem de melhor. Mas viver nos grandes centros ur­banos tem uma forte influência em sufocar esta oportunidade. Por isso, caro leitor, faça um plano sim e tente aproveitar o seu tempo para relaxar a mente. A vida não se resume ao trabalho! Precisamos passear, descansar e fazer algo que gostamos muito. Há tempo para tudo, basta saber organizar.

Uma atividade bacana que ajuda a en­xergar o nosso status com o tempo é a conta corrente. De um lado, coloque todos os assuntos que são positivos em relação à utilização do seu tempo, por exemplo, encontrar os amigos, visitar os seus pais, ir ao parque, etc. e, de outro lado, coloque as atividades que estão em débito. Será ótima esta análise, pois você rapidamente irá iden­tificar se está gerindo o seu tempo de forma mais positiva ou negativa. Se der um saldo vermelho, repense sobre a sua vida e tente tirar do papel o que realmente te faz feliz. O tempo também não tem nenhuma forma de recompensar o que deixamos de fazer. Ele é rápido e não dá nenhuma chance para nós. Por isso, principalmente os empreendedores que muitas vezes esquecem de se dedicar ao lazer, vale equilibrar e dosar mais a vida. Eu estou vivendo este dilema atualmente na mi­nha vida, mas precisou a chegada da minha filha para mudar o meu comportamento. Mas não deixe isso acontecer e aproveite de forma equilibrada o seu tempo! Assista ao fil­me “Filtro solar” e se inspire em fazer o seu dia, e seu tempo, diferentes. Vale a dica!

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo