Que cidade do mundo define melhor o nosso zeitgeist, o espírito de nosso tempo atual? São Paulo. Pelo menos segundo um levantamento feito pela comunidade de networking e coworking Hub Culture e por seu fundador, Stan Stalnaker. O Zeitgeist Ranking é uma lista das cidades que melhor definem a época que estamos vivendo. Ele leva em consideração as opiniões dos usuários dessa comunidade para criar um ranking, reunindo informações sobre economia, vida noturna, qualidade de vida e outros aspectos de cada cidade. Recentemente, essa listagem ganhou sua versão 2012.
Só resta saber se representar o nosso zeitgeist é um ponto positivo ou negativo. Ou os dois. Confiram o top 5 deste ranking:
1. São Paulo (posição anterior: 1)
O texto de Stalnaker sobre nossa cidade parece bem irônico: “Você sabe que as coisas estão indo bem quando o principal tópico de conversação das pessoas dessa cidade é sobre como achar bons funcionários para um jantar de comemoração”. Ele lembra que a moeda forte e o crescimento do varejo são alguns dos motivos que vêm impulsionando o país. Para ele, a cidade continua bastante popular e desejada por corporações e negócios regionais. Mas, avisa, “aproveitem enquanto podem, brasileiros”. A rápida ascensão social e o boom do país podem não durar para sempre.
2. Hong Kong (posição anterior: 7)
Aqui o autor fica mais empolgado com o crescimento da cidade e sua profusão de pessoas interessantes e espírito cosmopolita. Ressalta, porém, problemas como poluição e superpopulação. Pelos comentários coletados dentro de sua comunidade, Stalnaker acredita que há um ar confiante pairando sobre o local, o que faz com que as pessoas não se importem muito com que os outros pensem.
3. Pequim (posição anterior: 14)
As pessoas que comentam sobre a cidade acreditam que ela é uma nova Manhattan, mas em uma escala maior e com algumas arestas para serem aparadas. Mesmo com problemas como o frio extremo e a poluição, as pessoas ainda estão se empenhando em construir novos projetos e inovando. “Ela está bastante viva agora, de uma forma que outros lugares não estão”, afirma Stalnaker.
4. Berlin (posição anterior: 4)
A definição de Stalnaker é que a cidade perdeu o seu poder hipster, alternativo, para ganhar um poder mais bruto, desde que a Alemanha assumiu um destaque político maior. Então, seus lugares exóticos, novos, interessantes estão sendo tomado por uma imagem mais mainstream (e talvez não tão inspiradora).
5. Londres (posição anterior: 9)
Para o autor, não há melhor lugar para estar neste verão, principalmente com a proximidade de eventos como as Olimpíadas. Há muito dinheiro, inovação e empresas chegando. Além disso, o custo de vida na cidade começou a chegar a um nível razoável. Então que tal passar alguns dias lá e se inspirar com todo esse frenesi positivo?
Para conferir a lista completa – e os comentários originais de Stalnaker –, clique aqui.