X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Se coçar faz com que você sinta ainda mais coceira


Lembra de quando a sua mãe te dizia para não coçar a picada de mosquito porque isso aumentaria a coceira? Então, alguns cientistas acabam de provar que sua mãe estava certa esse tempo todo.

Uma equipe de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington publicou um estudo no Neuron que confirma essa lenda repetida por todas as nossas avós. A biologia por trás do fenômeno é bem simples e, surpreendentemente, envolve a serotonina — o hormônio da felicidade.

Zhou-Feng Chen, o diretor do departamento que estuda casos de irritação na pele, explica: “Primeiro você coça, e aquilo provoca uma sensação de dor. Então seu corpo começa a produzir mais serotonina para controlar essa sensação. Mas a serotonina faz mais do que inibir a dor. Nossas descobertas mostram que ela faz com que a coceira se torne pior porque ativa neurônios GRPR através de receptores 5HT1A.”

Essas siglas referem-se basicamente à maneira como os nervos do seu corpo se comunicam com o cérebro. Os cientistas descobriram que esses neurônios e receptores estavam envolvidos quando faziam testes de coceira em dois conjuntos de camundongos: um grupo normal e um grupo incapaz de produzir serotonina. Quando eles injetaram uma substância química que fazia com que a pele dos ratinhos coçasse, os que não tinham serotonina logo paravam de se coçar.

Então se um mosquito te picar, ou se você encostar numa daquelas plantas que causam irritações, faça o possível para não coçar. Em vez disso procure imediatamente um remédio que sirva para aliviar a coceira.

[Imagem via Kaspars Grinvalds/Shutterstock]

O post Se coçar faz com que você sinta ainda mais coceira apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dce XsnlzywqQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot