X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

SE O SEU LEITOR ESTÁ NO FACEBOOK, VÁ ATÉ ELE: SÓ O PÓ, O PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO NA REDE SOCIAL


Bienal do Livro rolando, cheio de gente que ama papel (e letras também, claro), e fora disso surge um lançamento interessante, longe desse meio tradicional: um facenovel (atenção, não confundir com a descrição do Urban Dictionary!).

so o po youpix

O livro Só o Pó tem uma proposta super diferente: todo dia (exceto domingos) é publicado um capítulo novo na página do Facebook, junto tem também músicas e fotos que remetem aos personagens ou às situações e até diálogos que rolariam entre os personagens via Facebook. A autora é Claudia Grechi Steiner, jornalista, já trabalhou na Bizz/Showbizz, Trip, UOL e agora mora na Suíça.

O livro fala do relacionamento de quatro grandes amigos, jornalistas do final dos anos 1990 que, depois de 15 anos, agora só conversam pela rede social. O primeiro capítulo foi publicado no dia 8 de agosto, teve 16 likes e 4 compartilhamentos. Atualmente, a página tem 323 fãs (e crescendo!), 7 álbuns e 58 imagens, entre referências e capas. Veja aqui o trailer do livro.

Em um papo rápido pelo Facebook com a autora, ela contou que a ideia surgiu quando ela pensou em fazer um livro sobre o Facebook, sobre a realidade aumentada da atualidade. Mas depois de refletir, ela percebeu que o próprio livro tinha que estar na rede, como um meta-livro. Ela foi atrás e encontrou essa página do Zwirbler que publica textos desde 2009, sendo o primeiro novel do Facebook.

Além dessa experiência, houve também o case apresentado pelo Mário Prata no II Fórum Brasileiro de Literatura sobre o experimento dele com Os Anjos de Badaró. O processo de escrever o livro foi acompanhado de perto por quem acessava o site dele: os textos eram postados pro pessoal ler e opinar, e no final, o resultado foi publicado pela Editora Planeta.

No caso de Só o Pó, a história já está planejada (inclusive os capítulos já estão escritos) pra um mês inteiro, mas conforme as coisas vão acontecendo, a autora pode continuar. Se rolar ser publicada em papel mesmo, beleza, mas esse não é o objetivo principal.

E todo mundo já se deparou com aquele momento “NÃO ACREDITO QUE O FULANO VAI MORRER AI NÃO SOCORRO VOU LARGAR ESSE LIVRO!!!”. A Claudia espera que role uma interação forte com os leitores, justamente pelo livro online possibilitar isso. Já pensou poder chegar no seu autor favorito e falar “Escuta, pra que matar aquele personagem? Ele era tão bom…”? Deve ser irado!

Só o Pó não é uma obra próxima da internet, ela está na internet. Com isso, questões como propriedade intelectual e direitos autorais entram em jogo. Pra escritora, é inevitável correr o risco. “Mas se rolasse um memezinho estilo da Clarice Lispector eu ia adorar!”

Será que podemos esperar mais obras metalinguísticas assim? Fica a dica pros novos escritores, afinal o blog sempre foi uma vitrine do trabalho de alguns, por que não explorar as redes sociais também?

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot