X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Seja bem-vindo ao mundo de Jerry Gretzinger


Na temporada de estréia de Game os Thrones, fãs de mundos fantásticos ficaram loucos com a abertura – e seu mapa animado. Quem passou a infância e adolescência em meio a fichas de RPG e apêndices de livros do gênero, sabe que mapas são o ponto de apoio quando a narrativa se desenrola à nossa frente, propondo geografias improváveis que soam prontas e fantasticamente realistas a cada página lida.

Se duvida, faça um rápido teste mental: Como você sabe que o fardo que Frodo Baggins carrega é enorme? Pois olhando o mapa você descobre o quanto o baixinho andou carregando o “Um Anel”. E como os malditos cães Argonianos sabem que o bicho vai pegar em questão de dias? Pois, olhando o mapa, você (ou eles) sabem que Conan, o bárbaro mais sinistro daquelas paragens, se aproxima de sua costa…

Jerry Gretzinger é um entusiasta da criação de mundos fantásticos e levou seu sacerdócio (não há outra maneira para definir tamanha dedicação) ao extremo renascentista, ao projeto perfeito, à loucura com metodologia.

Nos últimos 50 anos, criou à mão, ficha a ficha, folha a folha, quadrantes de um mundo que nunca parou de crescer, ganhando vida e regras próprias em seu desenvolvimento. Hoje já são mais de 2.000 painéis que cobrem 150m2 de área (reprodução aqui) em uma obra de arte que acompanhou até mesmo a evolução tecnológica do seu tempo. Já fez colangens nos anos 80 e hoje registra a criação em planilhas eletrônicas em seu blog. Conhecendo sua metodologia, fica clara uma influência de jogos de CARDs e tabuleiros que, para ele, são como oráculos de vida e voz própria.

“Sou apenas o observador”, confessa.

aca imagemjerry

Os mais atentos verão similaridades com o livro-filme “Contato”, principalmente nos códigos anotados nos cantos das páginas, fundamentais para o mapa ter lógica. Os mais nacionalistas enxergarão até mesmo um “quê” de “Bispo do Rosário em Jerry”: louco-gênio escondido em um porão nas primeiras horas da madrugada trançando parangolés de mundos improváveis. Inspiração para muita gente que acordou com preguiça de clicar três vezes em seu Illustrator/Photoshop e obter o efeito e posteridade desejados.

aca b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

aca istock precosbolsos

aca di
ab di

ab TvMMuGAc

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot