De início, a questão pode até causar estranheza, mas vale a pena ser discutida. Há algumas décadas, perguntava-se se o cartão magnético substituiria o dinheiro, e apesar de alguns conservadores garantirem que isso não aconteceria, de fato, aconteceu. Com os smartphones, certamente ocorrerá o mesmo.
No Brasil, a tecnologia que permite que pagamentos sejam efetuados por meio de apps ainda está engatinhando, mas já é apontada como forte tendência para os próximos anos. Muito por conta de tudo que já está sendo estudado e desenvolvido em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, previsões apontam que até 2015, os americanos terão deixado de utilizar US$ 200 bilhões em cédulas – e o comércio já começou a se adaptar às novas tendências. A rede Starbucks, por exemplo, até já desenvolveu um aplicativo pelo qual os clientes podem pagar o que consumiram pelo celular.
A versatilidade das plataformas criadas vai muito além de substituir o dinheiro ou cartões magnéticos. Segundo este infográfico desenvolvido pela Credit Sesame, em um futuro não muito distante, as pessoas poderão utilizar seus smartphones como passagens aéreas, documentos, tais como passaporte e carteira de motorista, além de substituir as chaves de casa e do carro pelo dispositivo. Veja abaixo o infográfico completo: