X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Conflitos de baia


ceba lideres estressadosFuncionários insatisfeitos são problemas que costumam tirar o sono de qualquer gestor. São reclamações e mais reclamações que não cansam de chegar aos ouvidos dos líderes, que se sentem prensados contra a parede e dificilmente sabem como agir. Quem não se sentiria frustrado ao vivenciar tal situação?

A grande questão é como resolver o problema de modo que agrade e beneficie a todos. Um artigo publicado pela Harvard Business Review sugere algumas dicas de como lidar com tais situações. De acordo com a HBR, antes que as coisas tomem rumos ainda piores, há três passos que um bom líder deve seguir:

Tente se colocar no lugar do outro – Embora pareça clichê (e realmente seja), funciona. Ouça o que todos têm a dizer e demonstre que você os entende. Você pode até não conseguir resolver a insatisfação das pessoas, mas elas se sentirão melhor só em saber que estão sendo ouvidas.

Resista à tentação de resolver tudo sozinho – Depois de dar voz aos reclamões, é chegada a hora de resolver quais ações deverão ser tomadas para promover melhorias, mas não faça isso sozinho! Convoque uma reunião para saber a opinião de todos, demonstre que está interessado em fazer o que estiver ao seu alcance para que a situação evolua. Deixe claro que eles têm o seu aval para fazer o que precisa ser feito.

Relembre alguns princípios – No calor das discussões e insatisfações, muitos acabam se esquecendo do por quê de estarem tomando tais decisões e perdem o rumo. Relembre os princípios e visões de modo que os faça refletir se a insatisfação é mesmo válida.

Resumindo, ouça, participe e incentive. É legal por em prática essas dicas mesmo quando a situação estiver tranquila, assim evita-se estresses futuros.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo