X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Será que o mercado não quer mais aplicativos?


apps

Entre os americanos, 52% do tempo gasto com mídia digital é nas Apps. A gigante Apple alcançou a marca histórica em vender 800 milhões de dispositivos com iOS e gerar 75 bilhões de downloads em Apps.

Mas, nem todos os números são favoráveis, segundo novo relatório da comScore, 64% dos americanos não baixam nenhum app em um mês.

Quer dizer que essa economia esfriou? Está em recessão? Impossível! De acordo com APPNATION a economia das Apps vai quase duplicar em 2017.

1

Então como explicar que, apesar de os consumidores não baixarem apps, a economia vai duplicar? O próprio relatório da comScore postula um monopólio. Segundo o relatório, as maiores marcas de mídia digital; especificamente, Facebook, Google, Apple, Yahoo, Amazon e eBay representam 9 dos 10 melhores aplicativos mais utilizados, 16 do top 25, e 24 do top 50.

Para mim está claro os fatores que contribuem para isso como: consumidores estão tão cativados em seus aplicativos favoritos como Facebook, WhatsApp, etc… que nem se dão ao trabalho de procurarem por mais apps. Outro fator é a quantidade absurda de aplicativos que não prestam; sem contar os problemas para encontrar se encontrar apps relevantes dentro das stores, principalmente no Google Play. Logo, os consumidores ficam presos aos que já conhecem e aos que todo mundo usa, já que às vezes baixar novos apps acaba sendo desperdício de tempo.

2

Lembrando das minhas aulas de economia, eu arrisco dizer que o mercado das apps caminha para uma concorrência monopolista que por definição é quando:

  1. Há um grande número de compradores e vendedores;
  2. Há livre entrada e saída de empresas;
  3. Cada empresa produz e vende um produto diferenciado, embora muito similar com os demais. Portanto, cada produtor procura diferenciar seu produto a fim de torná-lo único.

Nesse mercado, empresas com maior poder de convencimento tendem a reter mais clientes. As maiores empresas de mídia têm poder de convencimento imenso, portanto trazendo para si os maiores resultados.

Então, como conseguir atenção para o meu aplicativo quando o mercado não baixa mais aplicativos? Competir com os gigantes da mídia sem recursos é loucura, eu apostaria nos mercados de nicho. A famosa segmentação de mercado faz, por exemplo, um app sobre medicina ser, para um médico, tão relevante quanto o Facebook.

Entretanto, mesmo apostando nos mercados segmentados, ainda existe o problema do nicho encontrar o app, já que poucos baixam apps novas. Como resolver? Eu apostaria no marketing de guerrilha – se infiltrar em blogs especializados, eventos, grupos de discussão, etc. E, por fim, caminhando da premissa que sua app possui ótima usabilidade e encanta os clientes, apostar no poder do marketing de boca a boca, que tem enorme capacidade de geração de downloads dentro das fragmentadas App Stores.

Imagem: Mobile apps with hands, via Shutterstock

O post Será que o mercado não quer mais aplicativos? apareceu primeiro em Startupi.com.br.

efcdbd savRFA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot