X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Seu cliente merece recomendações, não apenas opções


Observem bem um diálogo que tive há alguns anos com meu ex-colega de quarto, o qual vamos dar um nome fictício de “Rafael Coelho Guimarães de Oliveira”.

Eu: Cara, estou pensando em trocar de operadora de celular. Você que já passou por várias, qual recomenda?
Rafael: Olha, todas são muito parecidas. A diferença são as vantagens e desvantagens de cada.

Será que algumas vezes você não dá uma de “Rafael” com o seu cliente, dando pra ele 3,479 milhões de opções mas sem de fato facilitar a vida dele?

Opções demais não tornam o cliente mais feliz

Opções demais não tornam o cliente mais feliz

No vídeo abaixo Barry Schwartz (também não sei quem é esse cara, mas ele é bom!), faz uma análise sobre porque dar opções demais ao cliente não o deixa mais feliz, pelo contrário, o torna mais infeliz com a escolha feita.

Opções demais deixam a escolha mais difícil
Quando existem muitas opções, a análise é mais complexa e consequentemente mais difícil, o que nos faz ficar enrolando sobre ela.

O custo de oportunidade causa infelicidade
Se você tem 926 opções, não importa quão boa for sua escolha, sempre ficará na sua cabeça a ideia de que ela poderia ter sido melhor. Ou seja, por incrível que pareça, quanto mais escolhas você tem, maior a chance de se arrepender depois.

Altas expectativas são o caminho para a frustração
Aliado ao custo de oportunidade está o fato de que se você tem muitas opções você pensa “Se existem tantas opções, uma delas tem que ser perfeita!”. Daí se sua escolha não é perfeita (nunca vai ser!), você se incomoda pois poderia ter conseguido algo melhor dentro das milhares de opções.

Transferência da responsabilidade para o cliente
Se seu médico te manda tomar um remédio e algo dá errado, você ficará com raiva do médico, mas não necessariamente se sentirá infeliz. Se o médico ao invés de recomendar um remédio te dá um leque de opções e você escolhe o remédio errado, a culpa passa a ser sua e você fica infeliz.

Para beber direto da fonte da sabedoria, segue o vídeo da palestra dada no TED:

(Link para o vídeo aqui)

Sei que 20 minutos de vídeo é muito tempo, mas especificamente as palavras finais dele sobre o peixe no aquário são fantásticas, vai por mim que vale a pena ver até o fim.

Conclusão
Se você é especialista em algo, seu trabalho é resolver o problema do cliente, não simplesmente colocar as cartas na mesa. Tenha isso em mente e você ganhará automaticamente 41 pontos de moral, em comparação com seus concorrentes.

Um exemplo de como diminuir as opções e fornecer boas recomendações, é a Santander Conta Integrada, onde você tem uma conta PJ e a maquininha de cartões do Santander. Através da Santander Conta Integrada, sua empresa tem descontos no Pacote de Serviços da conta PJ e no aluguel da maquininha, chegando até 100% do valor. Além de benefícios como maior disponibilidade de crédito e antecipação de recebíveis com taxas reduzidas, inclusive pela própria maquininha.

Para ver mais informações e utilizar a Santander Conta Integrada por 3 meses sem pagar pelo Pacote de Serviços e pelo aluguel da maquininha, clique aqui.

Abraços,
Millor Machado (oferecendo opções, mas não tantas)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Santander. Isso significa que recomendamos a sua solução apresentada como um bom exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

Você também vai gostar de ler:


  1. ecb related placeholder

    Seu blog merece atenção e carinho

    Essa vídeo-dica faz parte do quadro – Victor Santos | Dicas de um empreendedor – e foi feita especialmente para … Continuar lendo


  2. ecb related placeholder

    Os mitos do relacionamento com o cliente

    Esse texto foi escrito pelo nosso assíduo leitor e empreendedor, Roberto Fermino. Acredito que uma empresa é a sinergia entre … Continuar lendo


  3. ecb related placeholder

    Mostre o valor do seu produto, não apenas o descreva

    A dica de hoje foi dada por Jason Cohen no blog A Smart Bear. Algumas palavras são descritivas, mas não … Continuar lendo

ecb ofUNiWDHLk

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot