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Sistema reajusta preços de mercadorias de acordo com a concorrência


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Conversei com Ricardo Ramos, tecnologista que era sócio da Virid junto com Walter Sabini Junior, antes de venderem a empresa para o grupo Experian (leia). O papo foi sobre a Precifica, nova empresa de monitoramento de big data para gestão de e-commerce, que os dois criaram depois de cumprirem o ano de transição. Criada em torno das necessidades de seus clientes anteriores, a Precifica é uma plataforma que monitora alterações de preços e de disponibilidade de estoques em sites de comércio eletrônico, para que os clientes possam ter o menor preço com a melhor margem, baseado nas condições competitivas do mercado naquele momento.

Esta, acreditam os sócios (e não encontrei evidência do contrário), é a primeira plataforma brasileira de reprecificação automática e que cria regras para atuar na alteração dos preços dos produtos. A plataforma é integrada com o Google Adwords, permitindo sincronizar os investimentos nas campanhas digitais com as estratégias de preços baseadas dentro da ferramenta. Os fundadores vem com a experiência adquirida como sócios da VIRID, empresa de interatividade que foi adquirida pelo grupo Experian e investiram R$ 5 milhões no novo negócio.

“Desde a época da VIRID, já acompanhávamos de perto o mercado brasileiro de e-commerce, e sempre vimos dificuldades dos players em acompanhar os preços da concorrência e definir estratégias de ações baseadas nessas alterações. Tudo era mais demorado porque era manual. Existiam soluções que resolviam parte do problema, mas a necessidade de algo completo e automatizado era iminente. Foi a partir dessa demanda que surgiu a Precifica e nossa missão de aculturar o mercado com a reprecificação”, afirma Ricardo.

Totalmente configurável, a plataforma oferece inteligência para a loja virtual reagir à concorrência de forma 100% automatizada. Com a plataforma, o lojista captura e acompanha em tempo real as informações dos produtos dele e dos concorrentes  através dos respectivos sites, comparadores de preço, email marketing, entre outros canais. São analisados preços, fretes, condições de pagamento e disponibilidade em estoque.

A partir daí, é possível configurar a reprecificação automática, alterando os preços dinamicamente através de critérios pré-definidos pelo lojista baseados nas ações da concorrência. Além disso, é possível sincronizar alertas via e-mail e SMS que indicam oportunidades. “A Precifica vai levar mais informações para o gestor atuar. Ele vai passar a ter visão interna e da concorrência, e poder reagir e trabalhar com mais agilidade. É preciso entender, primeiramente, que não é uma solução só para baixar preços, e nosso trabalho também vai ser de aculturar o mercado a isso”, explica Ramos.

Além do e-commerce, a Precifica também chega para apoiar a indústria. Com a plataforma, os fabricantes podem acompanhar toda a rede de distribuição, aprimorar a equipe de vendas, ter um termômetro de aceitação dos produtos no mercado e, também, ficar atento à concorrência.

Investimentos e Expectativas

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Walter (à esquerda) e Ricardo entenderam os clientes, elaboraram uma solução, lançaram há uma semana e estão em busca de contratos

Para a criação da empresa, foram investidos cerca de R$ 5 milhões voltados para desenvolvimento da ferramenta, infraestrutura, marketing e formação de equipe profissional (atualmente, 10 pessoas trabalham na Precifica, que ainda está em fase piloto e até o final do ano já deve estar posicionada em todo país).

Além disso, a plataforma continuará a ser desenvolvida continuamente, sempre em busca de aprimorar a experiência e navegabilidade, de acordo com as necessidades do usuário. Já para aculturar o mercado com o conceito de reprecificação, a Precifica planeja participar dos principais eventos de e-commerce durante o ano, além de realizar parcerias com as plataformas de lojas virtuais mais utilizadas no país.

De acordo com Walter Sabini Junior, COO da Precifica, as expectativas da empresa para os próximos dois anos são grandes. “Esperamos para 2014 alcançar o número de 500 clientes, com um panorama de faturar cerca de R$ 1 milhão ao mês”, finaliza.ff bNdkpXnk

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