X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sobre a crise de atenção na publicidade: você ainda assiste a comerciais?


A publicidade tradicional já não tem mais a mesma força e espaço. Em 1965, com apenas 3 comerciais de 30 segundos, era possível impactar 80% do total de telespectadores. Desde 2012, para alcançar a mesma proporção, são necessários 117 comerciais com o mesmo tempo.

Muitas razões permitiram a consolidação deste quadro. Entre elas, eu destaco a multiplicação de meios de comunicação, como dezenas de jornais, emissoras, rádios, sites e outros veículos que surgiram e passaram a ocupar e ganhar market share. O surgimento da televisão a cabo também tem papel importante nesta conta.

Outros fatores são a dispersão da atenção e a fragmentação da audiência. Além da multiplicação dos veículos de comunicação, os canais de contato também aumentaram, ou seja, se divide entre a televisão, Facebook, Twitter, rádio, smartphone, tablet, notebook, e-reader etc. A audiência também se tornou muito especializada. Cada vez mais produtos e públicos de nicho.

Não dá mais para fazer agrupamentos fáceis. Exemplo: o meu público tem entre 17 e 25 anos, gostar de surfar, fazer esportes radicais, não gosta de ler, assiste a Globo, ouve BandNews etc. O público é cada vez mais heterogêneo.  A era pós-moderna, pós-Nietzsche e pós-individualismo, exige a customização a personalização ao nível do indivíduo. Os meios de comunicação e as agências de publicidade também enfrentam dificuldades. Os veículos impressos já não têm a mesma abrangência, já não conseguem elaborar modelos de negócios sustentáveis. As agências não têm a mesma efetividade, não é mais tão fácil garantir a transmissão da mensagem de forma efetiva. Também é mais difícil lidar e negociar com milhares de anunciantes.

A customização da mensagem, não se engane, não é fácil. Multiplica-se a quantidade de trabalho. Ou você acha que é fácil e barato produzir milhões de peças, textos, imagens, outdoors ou comerciais? As pessoas também desenvolveram um asco pela comunicação interruptiva. Ninguém gosta de ser interrompido na hora da diversão. É chato. A opção de dar o “skip” nos comerciais é a prova de que a publicidade tradicional precisa ser repensada, caso contrário, as agências também receberão um skip dos anunciantes e dos consumidores de informação.

É fato.  Há uma dificuldade crescente de engajar a geração de crianças e adolescentes que consomem múltiplas plataformas e canais. Eles convivem com diversas mediações. São garotos difíceis de serem encontrados em planos de mídia tradicionais. Não existem mais respostas fáceis para a publicidade. Não adianta mais garimpar receita de bolo. Os caminhos, assim como os consumidores, são muitos, todos eles únicos e desafiadores.

O post Sobre a crise de atenção na publicidade: você ainda assiste a comerciais? apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot