X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sobre fluidez, solidez, escalas do conviver e onde empreender


Este não é um guia de cidades mais quentes para se construir um negócio ou lucrar com ele, mas uma reflexão sobre perspectivas diferentes de como se abordar a questão.

Visão de estrutura

Para Julie Douglas, editora de Stuff to Blow Your Mind, até o ano 2050 a população mundial vai estar 30% maior, num total de 9,5 bilhões de pessoas. Até lá, dois terços estarão vivendo em áreas urbanas – hoje apenas metade vive. A partir disso, ela acredita em super-mega-cidades onde estruturas únicas gigantescas, como as Bionic Towers, serão o fundamento de cidades verticais em que todas as coisas necessárias para a vida de uma pessoa estarão contempladas, sem necessidade de se ir para outro local.

Escalas do conviver

Visão de dispositivo

Quando participei do evento La Red Innova, durante a Startup Europe Mission, experimentei uma mistura de empreendedores, inovadores e investidores de tantos continentes e países que os visualizei como uma comunidade internacional que se desloca e se encontra por ocasião  – como em eventos especializados. Somando-se a isso o fato de que “o Vale do Silício foi feito por pessoas de outros lugares e é um lugar dentro do coração” (Dave McClure) e que “importa mais a época em que vivemos, não o local” (Sarah Lacy), então somos realmente uma “nuvem de empreendedores” (Diego Remus – just in case).

Conversei sobre isso com algumas pessoas, inclusive com Lukas Kubina, editor do site Digital-Life-Design, que nos envia sua visão:

f    n“Pessoalmente, acredito que a proximidade está se tornando menos relevante. Fatores brutos de clusters como industrialização, pesquisa e desenvolvimento, universidades já estão significativamente sendo substituídos pelos pipelines da computação em nuvem. Dessa forma, o que está virando tendência é o trabalho decentralizado baseado em projetos.

Por fim, acredito que seja por isso que as chamadas cidades secundárias estão em ascensão, locais onde a vida é mais fácil e vale mais a pena, enquanto tudo que anteriormente você encontrava apenas em lugares como Nova York ou, mais recentemente no Vale do Silício, torna-se ubíquito por causa da conectividade e sempre acessível por causa da mobilidade. Paul Cezanne precisava viajar 30h para encontrar Zola em Paris, mas hoje em dia e;e tomaria o TGV (trem-bala francês) e chegaria lá em poucas horas, ou apenas trocaria ideias pelo Dropbox”.

Dessa forma, um evento é um dispositivo de convívio, não uma estrutura – que não necessariamente proporcionaria o convívio).

De meu lado, continuo mapeando os Vales do Brasilício e dedicado a tecer conexões com outras regiões do mundo – mas isso é novidade para outro post.

Qual é sua visão sobre isso?

f MOjtBsUetk

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot