X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sobre valores e tempo


Nesses tempos corridos e consumistas, ser e estar, muito mais do que ter, deveria integrar a nossa busca por qualidade de vida, mas tem se tornado um desafio menor, praticamente esquecido em meio às nossas inúmeras demandas do dia a dia. A loucura do cotidiano nos tira do sério, do planejado e da tentativa de organização. Com isso, estamos cada vez mais nos desequilibrando. Como estar presente naquilo que nos propomos a fazer, de forma a nos tornamos cada vez mais produtivos e satisfeitos?

A dificuldade de nos concentrarmos ou conseguirmos cumprir aquilo a que nos propomos está afetando a nossa vida, seja ela profissional ou pessoal. O que consome as nossas ideias e ocupa a maior parte do nosso cérebro tem nos desviado dos valores, não apenas daqueles que julgamos importantes, mas também dos mais básicos. Por exemplo: falta de sono, alimentação inadequada, pouca ingestão de água e respiração ansiosa andam comprometendo a nossa energia e performance. E como fazer a diferença nos ambientes de trabalho estando aquém de nossas capacidades físicas e mentais?

Estarmos inteiros para produzir com vontade exige, em primeiro lugar, um “alimentar” interno. Foco no que de fato nos dá prazer é o primeiro passo para a busca desse equilíbrio. Depois, é preciso “dar uma geral” nas condições físicas. O sono, assim como a concentração, necessita de estágios profundos para produzir os efeitos desejados – não se esqueça dos outros itens: alimentação, ingestão de água… Isso sem falar na respiração, o mais básico de todos. O hábito de pausar para uma respiração profunda a cada 90, 120 minutos do seu dia de trabalho, ou em um mero impasse ao telefone, acredite, pode mudar a perspectiva de uma forma surpreendente.

Não se esqueça: o nosso grau de concentração está intimamente ligado à quantidade de coisas que temos na nossa cabeça e simplesmente não conseguimos “desligar”. Fuja do pior cenário possível, que é estar na praia durante o fim de semana pensando naquele relatório incompleto que deveria ter ficado no escritório.

Passada essa arrebentação básica (daquilo que continuamente temos que sobrepor), olhe à sua volta. Observe que você apenas faz parte de uma engrenagem; na ânsia de querermos mais, acabamos invadindo a praia do outro e algumas vezes comprometendo o funcionamento do todo. Delegar e confiar, então, fazem parte do cenário maior no qual deveríamos estar sempre atentos. Observe como o passe das pessoas que demonstram condições de fazer isso é valorizado e, através dessa atitude, elas conseguem naturalmente contagiar e mobilizar seu entorno.

A competição é positiva quando não estamos querendo “mudar de fase” ou impor as nossas ideias a qualquer custo. Negocie com os outros e consigo mesmo sempre que necessário. Considere nesse quadro a sua própria saúde mental e física e depois o outro, ao lado, mais ou menos como a máscara de oxigênio que você deve encaixar primeiro em você e depois em quem estiver ao seu lado, como instruem os comissários de bordo dos aviões.  A questão não é tanto o “ter a qualquer preço”, mas aprender a plugar e  desplugar para encontrar o eixo, curtindo todos os momentos da sua trajetória. Assim você começará a apreciar também o processo de ser e de estar, com respeito àquilo que você pensa, sente e deseja. O ter será mera consequência.

Marco Darvas é coach em produtividade pessoal. bed Marco Darvas

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot