X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Social Media Optimization #Regra 6: Ser útil aos usuários


Olá pessoal, essa regra era pra ter sido publicada ontem, mas como estava com febre no Final de semana não deu, mas enfim, vamos lá! Hoje vamos da 6º regra de SMO que nada mais é do ser útil aos usuários.

e help

Ser um recurso do usuário, mesmo que não seja diretamente: Agregar valor aos usuários, incluindo links para páginas ou informações que possam ajudá-los com seus objetivos e finalidades.  Desta forma, o seu site se torna o ponto de referência para uma comunidade específica. “Isso reforça a conceito Social Media optimization“. Se as pessoas “linkam” à sua página e os “marca” como útil isso irá melhorar a sua visibilidade social.

Uma pequena definição do que é ser útil:

Ser útil é ajudar os outros sem ao menos pensar em algo em troca. Ou que pense. O importante é o ato. Sejamos úteis, pois assim seremos, acima de tudo seres humanos.

O boom das mídias sociais trouxe muitos benefícios, e o principal é possibilidade de poder se sentir ainda mais próximos dos amigos e familiares, mas, também trouxe muitas outras coisas negativas, e uma delas é o fato de nos “relacionarmos” com pessoas que não conhecemos direito, tão pouco sabemos se essa pessoa é de fato como diz ser.

Outra questão que vem surgindo é o quanto as pessoas são influentes no meio virtual, ou seja, o quanto um perfil consegue influenciar pessoas e ser influenciado por outras, sejam amigos diretos ou até mesmo os amigos dos amigos.

A sua utilidade para os usuários pode ser definida como o poder de afetar, controlar ou manipular algo ou alguém. Como um blogueiro ou empresa, ser útil não é necessariamente medido pela quantidade de tráfego que vai para seu blog, mas pelo número de pessoas que você consegue influenciar ou ajudar.

Se você pode se diferenciar dos outros de uma forma positiva, você tem o potencial para chegar ao topo e ser influente para as pessoas. Fazer algo que seja útil e diferenciado para os usuários. A única coisa que te limita é sua própria criatividade para fazer coisas novas, assim que você pode influenciar as pessoas positivamente e ser útil indiretamente.

A Internet é enorme. Você pode fazer sua voz ser ouvida em qualquer lugar do mundo com apenas um clique. Ser tão sociável faz você falar, ser uma parte ativa em redes sociais, fazer perguntas, responder perguntas, etc.

Algumas formas de ser útil indiretamente aos usuários:

  • Citar conteúdos como exemplo ou referência para um grande número de pessoas;
  • Ajudar a disseminar conteúdo para a audiência certa;
  • Ampliar o alcance do conteúdo (mesmo que não seja seu), fazendo-o reverberar por diversas camadas de contatos;
  • Ajudar a identificar novas oportunidades de atuação online;
  • Conectar você a pessoas que não saberia onde encontrá-lo;
  • Promover o relacionamento da marca com o público-alvo.

Você não vai ser útil apenas postando no Twitter ou no Facebook. Não é à toa que a maiorias dos influenciadores da internet são blogueiros. Portanto, um está atrelado ao outro.

Hoje, no entanto, o que vale mesmo é ser retuitado, compartilhado, recomendado. Assim, você faz com que quem não conhecia determinado assunto, conheça e sempre lembre que você pode ajuda-lo.

Espero que tenham curtido e até amanhã com a 7º regra! e icon wink

Marketing Digital 2.0

e MfIZlVmPE

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo