X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

StartYouUp: um evento em Vitória/ES que virou aceleradora e está chamando startups de mobile, e-commerce e mídia


aec Screen Shot    at    PMEra uma vez, um profissional que trabalhava no Consulado Alemão em Vitória, no Espírito Santo. Ele chamava-se Marcilio Riegert (na verdade, ainda se chama) e viajou para eventos na Alemanha, onde conheceu iniciativas de empreendedorismo e inovação, ficou bastante animado. Voltou para o Brasil e falou com seu amigo André Fiorini (na verdade, falou com muita gente, inclusive comigo), e juntos com outros três amigos passaram a modelar o que começou como pequenos encontros e hoje é a Aceleradora StartYouUp, com sede própria, estrutura, capital e serviços bem próximo à Universidade Federal (e à praia).

“Começamos fazendo uma série de workshops mensais, para reunir pessoas que passaram a se envolver de forma mais direta, e com mais união, em torno de temas como empreendedorismo, inovação e investimentos. Fizemos encontros em alguns auditórios, até que em novembro de 2011, já tendo mapeado 77 startups no estado, com bastante gente mobilizada e parcerias, montamos uma sociedade para tocar o StartYouUp como empresa, entraram mais três pessoas. Tudo foi feito com capital nosso, até três meses atrás, quando recebemos dois investidores”.

O estado do Espírito Santo tem seu histórico de empresas que fazem negócios em torno de tecnologia. A Wine é o maior e-commerce de vinho da América Latina, que em maio receberam investimento da eBricks Digital. O BRpay foi criado no Espírito Santo, depois foi comprado pelo UOL e virou PagSeguro. Também o site iMasters, que existe há mais de 10 anos e realiza grandes eventos, nasceu e funcionou em Vitória até um ano atrás. “Hoje temos na base 132 startups no Espírito Santo, principalmente de mobile e de e-commerce. Nosso estado dá incentivo ao comércio eletrônico”, comenta Marcilio. “Já há algumas boas faculdades e as pessoas já entendem que podem se formar e continuar trabalhando aqui no estado, criando suas próprias empresas”, complementa.

bcae    n“Vamos trabalhar com até 10 startups por ano, e temos capacidade de investir, dependendo do estágio, até 50 mil Reais. Pegamos startups em estágio inicial, todas recebem um dinheiro inicial e o percentual da empresa cedido para a aceleradora gira em torno de 10%”, explica. A equipe da StartYouUp entrevista os empreendedores, examina o projeto, define um plano de aceleração que leva em consideração as necessidades das startups. Ao longo do processo, vamos atrelar o desenvolvimento a metas, que serão acompanhadas com métricas, para possíveis redirecionamentos. Em torno de 50 mentores, a maioria de fora do estado e alguns até do Vale do Silício, da Inglaterra e da Dinamarca. “Também temos nossos talentos locais que hoje estão espalhados por aí”, brinca Marcilio. “A maior parte dos mentores é boa em mobile, e-commerce e mídia, então acreditamos que seja as áreas em que mais consigamos auxiliar”

Aceleração regionalizada

Sobre as aceleradoras estarem em voga: “Tenho uma visão, compartilhada por outros diretores de aceleradoras, de que é natural acontecer uma certa regionalização das aceleradoras, não necessariamente uma especialização em áreas, como mobile, mas possivelmente os empreendedores podem ficar nas suas regiões e contar com estruturas regionalizadas, que não precisam a ser iguais em todo lugar, mas é muito bom que existam, pois daí conseguimos, em rede, acelerar muito mais startups”.

 

bda aq VvTlDnXo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot