A rivalidade entre Microsoft e Apple era mais forte na década de 90, quando Bill Gates e Steve Jobs brigavam para conquistar o mercado com seus softwares e computadores pessoais. Com o lançamento dos iPhone e do iPad, a maçã ganhou valor de mercado e a Microsoft perdeu espaço nos dispositivos móveis. Steve Ballmer admite a falha, mas quer voltar aos velhos tempos. Em entrevista ao CRN, o CEO disse que a Microsoft “não vai deixar espaço livre para a Apple”.
As declarações de Ballmer chegam num momento em que a Microsoft apresenta grandes produtos para entrar de vez no mercado de dispositivos móveis. O Windows Phone 8 pode se tornar o terceiro grande competidor entre os sistemas operacionais móveis, hoje representados por Android e iOS, enquanto o Windows 8 permitirá uma concorrência no mercado de tablets, atualmente monopolizado pelo iPad.
Durante a entrevista, Steve Ballmer destacou os pontos fortes da Microsoft: “Nós temos nossas vantagens em produtividade. Nós temos nossas vantagens em termos de gestão empresarial, em gerenciamento. Temos nossas vantagens em termos de conexão em infraestrutura de servidores para empresas”.