Marty Zwilling, CEO da Startup Professionals, postou um artigo interessante, com algumas dicas de como criar a cultura da sua nova empresa. Muito mais que marca, a cultura de um negócio representa um guia de condulta interna que, quando é sólido o suficiente, reflete na imagem pela qual sua empresa será reconhecida por consumidores e clientes. E não existe nada melhor do que começar a cultivar seus valores já desde o nascimento da sua ideia. Entre as dicas dadas por Zwilling estão:
– Cultura não pode ser forçada, você pode apenas criar o ambiente.
A cultura de uma empresa é o resultado de valores, lideranças e processos que fazem parte do ambiente do negócio. É dessa combinação que nasce, de forma espontânea, a cultura.
– Você é por fora aquilo que você é por dentro. O serviço prestado aos seus consumidores nunca será melhor que o “serviço” que a sua empresa presta aos seus funcionários. Transparência e ética são fundamentais em qualquer cultura e funcionários que possuam cultura parecida com aquela que você deseja transmitir são fundamentais.
– Sucesso é fazer as coisas certas da maneira certa. Definindo os seus valores, você direciona todo mundo dentro da sua empresa a sempre tomar a decisão correta.
Estes são apenas alguns dos exemplos de conduta que fazem sua empresa desenvover uma personalidade própria, o que é sempre um bom jeito de engajar clientes e consumidores que possam vir a se identificar com a sua maneira de trabalhar, além de atrair talentos que contribuam com a ideia.
Mas cuidado para não criar amarras. É importante manter uma certa flexibidade no negócio, pois quando ele está apenas começando, é impossível prever tudo que ele pode vir a se tornar e não é bom que a cultura que foi desenvolvida não funcione como impecilho caso isso aconteça.