X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Surfar em ondas bioluminescentes parece uma alucinação linda


A primeira vez que vi ondas iluminadas com cores incríveis quebrando na praia, eu pensei que alguém tinha colocado ácido na minha bebida. Mas elas são reais. Fitoplânctons bioluminescentes causam esse show de luzes espetaculares e, ei, veja só, alguém está surfando ali!

Ondas vermelhas existem no mundo todo, e elas são causadas pela presença maciça de algas. No entanto, algumas ondas vermelhas, como essas vistas no sul da Califórnia, contém um certo tipo de fitoplânctons chamados lingoludinium polyedrum que emitem pequenos espamos de luz quando se agitam. Quando uma tonelada desses bichinhos se encontram em uma área pequena e todos se agitam ao mesmo tempo por causa de uma onda ou de um surfista, o efeito criado parece algo saído do Fantasia, da Disney. É lindo.

Ondas vermelhas também são responsáveis pela morte em larga escala de peixes, e o efeito em humanos que entram em contato direto com elas ainda não é claro. O CDC diz que nadar em ondas vermelhas pode causar “irritação nos olhos, nariz, e garganta, além de tosse e falta de ar. Evidências adicionais sugerem que pessoas que já têm problemas respiratórios, como asma, podem ter os sintomas em escala maior”. [The Atlantic via The Scuttlefish]

fdc bCFres

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo