Andar por uma cidade desconhecida é razoavelmente fácil hoje em dia. Basta ter em mãos um smartphone e um bom plano de dados para apenas pedir que um aplicativo ajude-o a se mover do local atual para o desejado, independentemente do meio de transporte. Vale até para trechinhos a pé.
No entanto, não é nada confortável caminhar olhando para a tela do celular, já que com isso você perde a chance de apreciar o trajeto, e dependendo da segurança percebida no local, você não vai querer ficar caminhando com o seu smartphone em mãos.
Por isso que o Lechal parece uma iniciativa tão bacana. Criado pela startup indiana Ducere, a Lechal produz sapatos inteligentes, que ajudam a indicar o caminho com discretas vibrações na sola dos seus pés. Disponível como um tênis de corrida ou como uma palmilha que pode ser inserida na maioria dos seus calçados, o Lechal se conecta com o Google Maps do seu smartphone através de Bluetooth e vibra na sola do seu pé direito ou esquerdo para indicar a direção que você deve seguir.
Além de funcionar com um GPS literalmente nos seus pés, o Lechal também ajuda a monitorar atividades físicas, vibra para indicar alguma atração turística ao redor, e provê acessibilidade para quem tem alguma deficiência visual, ajudando no deslocamento de quem não pode enxergar.
Se funcionar como prometido, o Lechal pode ser uma companhia bem bacana para visitar uma cidade turística sem se estressar com caminhos errados e sem perder a chance de apreciar o local por onde se passa.
Cada par de tênis Lechal custa entre 100 e 150 dólares, e está disponível nas cores vermelha e preta. Quem preferir pode também adquirir apenas o solado.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie