Confesso que, quando chegou por aqui um email do pessoal da Grey de Londres falando sobre The Unquiet Film Series, fiquei um pouco cética sobre a proposta do projeto: uma série de curtas assinados por diretores independentes, que ganharam um inédito acesso livre à equipe e aos históricos arquivos do The Times, que rodou pela primeira vez em 1785, e do The Sunday Times, que estreou em 1822, para revelar os impactos cultural e histórico dos dois jornais no Reino Unido.
Quando dei o play no primeiro filme, Power of Words – o Poder das Palavras – já me rendi às histórias de Caitlin Moran, Ben Macintyre e Matthew Parris, colunistas dos jornais que narram a relação que têm com a palavra escrita – com direito até à presença de uma meia furada, que me levou diretamente aos meus tempos de redação.
A princípio, serão nove filmes, mas apenas quatro deles já estão no ar. Além de Power of Words, é possível acessar o site para assistir a Question Everything, Photojournalism e Times New Roman – este último, imperdível para quem ama tipografia. Outros três temas já foram revelados, Telling the Story, Bringing the World to Britain e Cultural Impact, que deverão ser postados nos próximos meses.
O legal do site onde os filmes estão hospedados é que, conforme os vídeos avançam, a página abaixo vai se ampliando com links para outras histórias que fazem parte daquele tema, permitindo que o público se aprofunde um pouco mais.
Um trabalho incrível da Grey, com produção da Betsy Works e colaboração da News UK. Os curtas são todos em inglês, sem legendas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie