O jogo entre Brasil e Chile, ocorrido no sábado, foi de grandes emoções para os torcedores e também para as principais redes sociais do mundo. Twitter e Facebook comemoraram recordes, cada uma à sua maneira.
No Twitter, a vitória nos pênaltis levou a um número recorde de tuítes durante uma partida de futebol – foram mais de 16,4 milhões de tuitadas, número bem maior do que as 12,2 milhões de interações feitas durante o jogo de abertura, entre Brasil e Croácia.
A última defesa de Júlio César, que garantiu a vaga do Brasil na próxima fase, também bateu o recorde global de tuítes por minuto – foram 388.985 TPM, o maior pico da Copa, ultrapassando o recorde do SuperBowl deste ano, que tinha gerado 381.605 TPM.
No Facebook, o recorde foi o de interações durante todo o mundial que, segundo a plataforma, já contabiliza o seu primeiro bilhão de interações durante o mundial. Só no jogo contra o time chileno, foram 75 milhões de interações (posts, comentários e curtidas), realizadas por mais de 31 milhões de pessoas. Foi um número bem expressivo, mas que ainda é o segundo maior nível de conversação em todos os jogos da Copa do Mundo – o primeiro lugar ainda é do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia.
Apesar da diferença numérica ser grande, o Twitter tem visto um substancial crescimento das interações, de acordo com o passar dos jogos, enquanto o Facebook ainda parece levemente estagnado ou, em alguns casos, em queda – enquanto o Twitter registrou maior número de tuítes na última partida do Brasil, o Facebook ainda tem o jogo de abertura como a melhor métrica até o momento. Será que a segunda tela da Copa é mesmo no Twitter?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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