Para fazer um cadastro no Twitter não é necessário informar a sua idade. Outros dados, como a minibiografia e o local em que reside, costumam ser priorizados. Essa conduta acabou trazendo um problema que o Twitter começa a resolver agora ao solicitar que os usuários informem a data de nascimento antes de seguir certos perfis cujo conteúdo se direciona a maiores de idade. Perfis de cervejas, por exemplo.
O novo recurso foi desenvolvido em parceria com a firma Buddy Media e está online nessa página para que representantes de empresas habilitem seu uso. Chamado de “Age Screening“, ele previne que menores de idade tenham acesso a tweets de marcas de cerveja, bebidas alcoólicas e outros produtos destinados a maiores de idade.
Na demonstração da Buddy Media ficou bem claro que o usuário pode burlar o sistema a qualquer tempo. Basta informar uma data de nascimento falsa para que o Twitter habilite o acesso ao perfil que o usuário gostaria de seguir. Mais ou menos como acontece em sites de cerveja (também no Brasil) e de jogos eletrônicos dependendo da classificação indicativa por faixa de idade.
A Buddy Media informa que a idade informada pelo tuiteiro não será repassada para a marca responsável pelo perfil que ele deseja seguir.
Com informações: TechCrunch.
Twitter pede confirmação de idade para seguir certos perfis