X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ubuntu também chega a tablets, e estará disponível para testes ainda esta semana


Você já conhece o Ubuntu para smartphones, anunciado em janeiro com sua interface cheia de gestos. Agora, a Canonical revela que o Ubuntu também roda em tablets – mas com uma cara diferente da que você conhece no desktop. Conheça o Ubuntu para tablets.

O sistema poderá ser usado em touchscreens entre 6″ e 20″, e possui interface bem parecida com o que vimos há algumas semanas: ausência de botões, tanto físicos como virtuais para comandar o sistema – tudo é feito através de gestos, inclusive no tablet. O sistema roda em chips ARM e Intel x86.

Há novidades específicas para tablets, é claro: suporte a mais de um usuário; uma barra lateral de notificações; uma interface de carrossel para exibir vídeos, muito semelhante ao que vimos no Amazon Kindle Fire; e a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo. Você pode usar um app de celular ao lado de outro para tablet: por exemplo, ligar para alguém enquanto analisa um documento. Visualmente, parece bem semelhante à multitarefa de apps Metro no Windows 8.

tablet-multi-tasking

O Dash, área para pesquisar arquivos e a web, também está presente no tablet – é a busca universal. E você pode usar a voz para ativar comandos HUD: o Ubuntu mapeia comandos de apps (como “copiar” ou “salvar”) e você pode acessá-los com o teclado ou a voz.

Assim como em smartphones Ubuntu, você pode conectar o tablet a um teclado, mouse e monitor e usar a interface de desktop que você deve conhecer – e ter uma experiência completa de PC. Isto exige um processador ARM potente, no entanto (Cortex A15 quad-core, presente no Nexus 10). Além disso, há um certo foco da Canonical em clientes empresariais: por exemplo, o sistema tem suporte a virtualização do Windows, criptografia completa de disco, e funções para gerenciamento de TI.

E os apps? É possível portar apps HTML5 de outras plataformas, além de criar apps nativos em C ou C++ específicos para a plataforma. Os desenvolvedores precisam dar atenção ao Ubuntu; pelo menos a Canonical oferece acesso centralizado a apps através do Ubuntu Software Centre, e diz ser possível criar um mesmo app para PCs, smartphones e tablets – ele se adapta a telas maiores ou menores, ou ganhando interfaces diferentes para toque/mouse.

A Canonical diz que o Ubuntu roda em quase qualquer hardware – seja smartphone ou tablet – que hoje tenha Android. No entanto, eles ainda não anunciaram as fabricantes que vão adotar o sistema. Ou seja, deve demorar um pouco até que ele chegue ao mercado.

Ansioso para testar o Ubuntu? Ele estará disponível em versão “developer preview” para os seguintes dispositivos: Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Você poderá baixá-lo em developer.ubuntu.com a partir desta quinta-feira (21/02). Saiba mais sobre o Ubuntu para tablets no link a seguir: [Ubuntu via Ars Technica]

ubuntu-landsape-1

aeeca hcJVWxew

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot