X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um homem escreveu quase 10% de todos os artigos da Wikipedia com a ajuda de um bot


Talvez você não conheça Sverker Johansson, mas deveria. Ele é o mais prolífico autor de artigos da Wikipedia – sendo responsável por 2,1 milhões de artigos publicados na enciclopédia online.

O Wall Street Journal preparou um incrível perfil do sueco de 53 anos, cujas contribuições superam qualquer outro editor da Wikipedia. Com formação em linguística, engenharia civil, economia e física de partículas, ele contribuiu principalmente em artigos sobre espécies obscuras de animais – particularmente besouros e borboletas – e sente muito orgulho do seu trabalho sobre cidades nas Filipinas.

Mas é provável que você não tenha lido nenhuma das suas contribuições: um terço do que ele escreveu está em sueco (seu idioma nativo), e dois terços em filipino (idioma da sua esposa). E suas contribuições não são um trabalho solo, como explica o Journal:

Grande parte das suas contribuições foi feita com um programa de computador – conhecido como bot… o programa do Sr. Johansson vasculha bancos de dados e outras fontes digitais atrás de informações, e então empacota tudo no formato de um artigo. Em um dia bom, ele diz que seu “Ljsbot” consegue criar até 10.000 novos artigos.

O uso de bots na Wikipedia é algo bastante controverso, e algumas pessoas alegam que isso limita a criatividade humana – mesmo que seu uso seja permitido pelas regras do site. Você pode ler mais sobre Johansson e seu trabalho no WSJ (em inglês). [WSJ]

Imagem via Kristina Alexanderson sob licença Creative Commons

O post Um homem escreveu quase 10% de todos os artigos da Wikipedia com a ajuda de um bot apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dcd yJftaqiQKo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot