Algoritmos são a base de boa parte da tecnologia que conhecemos hoje. São eles que determinam os resultados de uma busca do Google, o que aparece no seu feed do Facebook ou qual filme o Netflix irá te recomendar.
Desenvolver algoritmos é algo extremamente complexo, que muitas vezes demanda trabalho por anos. Mesmo assim, há uma série de algoritmos desenvolvidos academicamente que não conseguem chegar ao mercado porque não encontram um canal para isso.
Diego Oppenheimer, ex-gerente de programas na Microsoft, e Kenny Deniel, PhD em inteligência artificial na University of Southern California, estavam cientes desse vácuo no mercado quando decidiram criar a Algorithmia, uma espécie de App Store para algoritmos.
O serviço permite que desenvolvedores coloquem seus algoritmos à venda para que empresas interessadas comprem os códigos e direito de utilizá-los. No entanto, criar um mercado de algoritmos não é algo tão simples.
O Algorithmia desenvolveu um serviço online que dá um código específico para você implementar em sua aplicação e, automaticamente, ele puxa o algoritmo. No entanto, o cliente precisa prover os dados de sua aplicação que, segundo o Algorithmia, ficará armazenado em diversos servidores, como os da Amazon e Rackspace.
Os criadores ainda têm a opção de tornar seus algoritmos open source para que seus clientes consigam utilizá-lo diretamente, sem depender do serviço em nuvem da Algorithmia. No futuro a startup deverá oferecer uma versão onde as empresas podem armazenar seus códigos em seus próprios data centers.
Segundo a Wired, que descobriu o seviço, há outros marketplaces de algoritmos, como a DataXu, a SnapAnalytics, e a LumenData’s Algorithms. Mas todas esses são nichados, enquanto a Algorithmia se propõe a vender todos os tipos de algoritmos.
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