X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um painel solar mais eficiente pode ser feito com discos Blu-ray antigos


Uma cópia em Blu-ray de Police Story 3: Supercop foi destruída em nome da ciência. Acontece que a nanoestrutura do disco Blu-ray o torna especialmente adequado para absorver luz – exatamente o que você precisa em um painel solar.

Um grupo de pesquisadores em Northwestern conseguiu construir painéis solares mais eficientes com base nos padrões do disco Blu-ray. Eles começaram cortando as bordas de uma cópia do filme Police Story 3, de 1992 e estrelado por Jackie Chan, e abrindo o disco. (Dizem que não é um filme tão ruim, especialmente para quem curte uma porradaria em Hong-Kong.) Os pesquisadores estavam atrás da nanoestrutura quase aleatória que codifica os dados no disco. O IEEE Spectrum explica por que a forma com que os dados são armazenados no Blu-ray faz ele, e não outros discos como o DVD, ser tão relevante aos painéis solares:

Os dados binários em um disco Blu-ray completo, por outro lado, tem uma nanoestrutura que é bem diferente. Ela consiste em sequências binárias comprimidas que foram aplicadas com uma modulação de controle de erro, então todos aqueles segmentos de uns e zeros (fisicamente traduzidos em ilhas e buracos na superfície do disco) estão sempre entre dois e sete dígitos de distância. Como o tamanho de um dígito é de 75 nanômetros, um disco completo acaba sendo gravado com um padrão quase aleatório de ilhas e buracos que vão de 150 nm a 525 nm. Essas dimensões são “próximas do ideal” para aprisionar fótons nas porções do espectro visível e quase infravermelho.

Os pesquisadores, então, usaram a face aberta do disco Blu-ray para fazer um molde que foi colado sobre painéis solares, dando a eles o mesmo padrão de nanoestrutura do disco original. Os painéis solares com padrão Blu-ray se mostraram 12% mais eficientes que os convencionais. Ainda que os discos Blu-ray estejam caminhando para sua aposentadoria, certos aspectos da sua tecnologia ainda podem ser reutilizados em novos cenários. [Nature Communications,IEEE Spectrum. Imagem do topo: Alina Cardiae Photography/Shutterstock]

O post Um painel solar mais eficiente pode ser feito com discos Blu-ray antigos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

abc ZpRUpmSZQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot