X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um tour pelo Ubuntu Mobile: simples, limpo e elegante


O mundo dos sistemas operacionais móveis é totalmente dominado por Android e iOS, mas isso não impediu o Ubuntu de tentar entrar nesse jogo. E apostar em mercados já dominados pela concorrência é meio que o ponto forte do Ubuntu.

Nós fizemos um “hands-off” no novo sistema operacional móvel rodando em um Samsung Galaxy Nexus – só podíamos olhar, sem tocar. O hardware final não deve chegar até o ano que vem, mas o software já parece bem fluido e suave.

A abordagem do Ubuntu para sistemas móveis empresta bastante do Ubuntu para desktop, assim como de outros sistemas operacionais móveis, mas também traz algumas ideias novas. Se você já usou a interface Unity do Ubuntu, você vai reconhecer logo a barra de ícones que desliza da esquerda. Se você já usou um smartphone, você vai reconhecer a barra de notificação que desliza para baixo a partir do topo. Mas o Ubuntu móvel leva esse conceito mais longe do que qualquer um dos concorrentes por aí.

Um dos objetivos principais no design do sistema foi eliminar a necessidade de botões. Há botões virtuais na tela, como no Android, mas nenhum botão físico, ao contrário de dispositivos da Apple. Em vez disso, tudo – tudo – desliza a partir dos lados. O menu de apps surge da esquerda, apps já abertos aparecem na direita, o topo traz configurações, e a parte inferior traz outras opções variadas do app, como compartilhar.

Algumas outras peculiaridades específicas ao Ubuntu envolvem menus que exigem que você segure o dedo na tela, de uma forma que parece completamente diferente de qualquer coisa no iOS ou Android. Certamente parece esquisito, mas é difícil dizer qual a sensação sem um hands-on de verdade. Por enquanto, os demos da Canonical são do tipo “é para olhar, não para tocar”.

O Ubuntu Mobile certamente parece interessante, e talvez ele possa abalar algumas das convenções de interface móveis que todos nós tomamos por dado. Mas, mesmo se ele for o melhor sistema operacional da história, a falta de hardware dedicado até 2014 faz com que seja difícil vender esta ideia. Espero que ele ainda possa ter uma chance. O panorama de sistemas operacionais móveis podia ganhar algo com um pouco mais de variedade.

acdc uwxCNr

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot