X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma fábula sobre empreendedorismo na locadora


Reprodução

Frequento uma videolocadora de bairro. É perto de casa, baratinha e simpática. O problema é que o acervo é pequeno e eu já quase esgotei as opções. Remexendo os DVDs mais escondidos da estante “cinema europeu”, achei um filme inglês chamado Kinky Boots, uma autêntica fábula sobre empreendedorismo. É bem divertido. Foi lançado em 2005 no Reino Unido e não passou nos cinemas no Brasil. Como era moda na época (ou ainda é), baseia-se em fatos reais. O contexto inicial é meio parecido com Ou Tudo ou Nada, aquele filme em que operários vitimados por demissões na indústria siderúrgica em Sheffield resolvem se tornar strippers para ganhar a vida.

Kinky Boots se passa em outra cidade tradicionalmente industrial, Northampton (região central da Inglaterra). Uma fábrica de sapatos costurados a mão está prestes a fechar por causa da concorrência das importações baratas. O filho do dono, Charlie Price, não quer saber de herdar a empresa. Formado em arquitetura, vai morar em Londres com a mulher, felicíssima por ter saído do ambiente limitado de Northampton. Mas o pai de Charlie morre de repente e ele é obrigado a voltar, muito contrariado. Numa noite, por acidente, conhece uma drag queen que faz shows em boates. Quando não está “montada”, a drag queen é um homem alto e forte, que sofre com as botas de cano longo disponíveis no mercado, porque o salto fino sempre quebra sob seu peso.

O neoempresário, ainda relutante, mas pressionado pelos funcionários da fábrica, encontra um nicho para redirecionar seu negócio. A empresa passa a se especializar em sapatos para drag queens. O filme mostra os conflitos de vocação do herói, seus embates com a mulher, o difícil processo de aceitação do “mundo drag” numa cidade provinciana e o aprendizado em lidar com empregados de um tempo em que a expressão “empresa familiar” significava também uma grande e leal família operando as máquinas. É bem-humorado e agradável, com aqueles bons atores que a gente conhece de vista, mas não de nome. Vale a pena procurar. Um dos extras do DVD é um documentário sobre a fábrica verdadeira que deu origem à história, que se chama WJ Brooks e vende a linha inovadora sob a marca Divine Footwear.

Fuçando no Google, descobri uma lista de “grandes empreendedores do cinema” num post antigo no site da revista Entrepreneur. A lista inclui Kinky Boots, além de Cidadão Kane, Os Caça-Fantasmas, Carros e Alta Fidelidade, entre outros filmes. O texto destaca uma situação comum no mundo empresarial, a dos herdeiros que são levados a encarar uma missão inesperada e contrária à sua vontade (esse é também um dos temas de O Poderoso Chefão, embora neste caso a “empresa” traga consigo uma carga bem mais pesada de dilemas).

Kinky Boots me levou a pensar na situação da simpática locadora. Nos últimos tempos, está abrindo as portas mais tarde para economizar, o que me obriga a entregar os DVDs no cabeleireiro ao lado, que ajuda o vizinho a tentar fazer frente à crise causada pela “pirataria e a internet”, como me disse um desolado atendente. O que poderá o proprietário fazer para dar uma virada na maré e reverter a fuga de clientes? Talvez um estudo de mercado possa ajudar.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot