X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Urina pode ser usada para fabricar células-tronco e neurônios


Você pode usá-la para gerar eletricidade, aquecer sua casa ou jogar videogames. Urina é uma coisa bem versátil — e agora cientistas podem fazer neurônios a partir dela.

Peraí, como assim? É difícil de acreditar, mas cientistas anunciaram que eles conseguem forçar algumas células que são expelidas do corpo humano a crescer e se transformar em neurônios, desde que haja as condições corretas. Eles publicaram os resultados na Nature Methods.

Os pesquisadores mostraram que podem pegar células epiteliais dos rins, presentes na urina, e transformá-las em células-tronco pluripotentes — que podem ser induzidas a se tornar qualquer tecido humano — em apenas doze dias. Isso é cerca de metade do tempo necessário para fazer esse tipo de célula, um processo normalmente conduzido usando biópsias de tecidos ou amostras de sangue como alternativas a usar células-tronco embriônicas.

Os pesquisadores já haviam alcançado resultados semelhantes, mas as células-tronco não eram previsíveis por causa de um pequeno detalhe de engenharia genética que era preciso para que elas funcionassem. O novo projeto, liderado por Duanqing Pei do Instituto de Biomedicina e Saúde de Guangzhou, na China, não possui esse tipo de problemas. De fato, os cientistas foram capazes de fazer as células se tornarem em neurônios estáveis e totalmente funcionais em quatro semanas. Eles também parecem seguros: quando transplantados em cérebros de ratos, não causaram tumores e se comportaram de acordo com o que era esperado pelos pesquisadores.

No geral, pode ser um grande avanço para a medicina regenerativa. Sem precisar usar as polêmicas células-tronco embrionárias ou ter que conseguir amostras de tecido ou sangue por processos invasivos, essa pode ser uma maneira fácil e rápida de criar células-tronco para usar na regeneração de tecidos. E tudo isso com um material que, hoje, vai todo para o esgoto. [Nature]

Imagem: Francisco Antunes sob licença Creative Commons

e u XzCS

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot