O movimento de vendas no comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados, entre os dias 6 e 12 de junho, aumentou 7,72% em relação ao ano passado. O dado é extraído do banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), entidades líderes do comércio varejista, que juntas contam com mais de 800 mil pontos de vendas credenciados em todo país.
O aumento foi maior do que o previsto pelos lojistas, que esperavam um crescimento de 5% no volume de vendas. No entanto, no ano passado, o indicador havia registrado uma variação positiva de 9,08%.
Vendas Dia dos Namorados |
||
Ano |
Crescimento |
Tíquete médio |
2013 |
7,72% |
R$ 100 |
2012 |
9,08% |
R$ 75 |
2011 |
10,80% |
R$ 120 |
2010 |
7,23% |
R$ 100 |
Gasto médio
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. De acordo com o SPC Brasil e a CNDL, o gasto médio do consumidor brasileiro foi de R$ 100. Os produtos mais procurados nas lojas durante as compras foram os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.