X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vento Oportuno


MIA destaque

*Por Camila Farani

Estamos na era da automatização da mente. Muitas vezes apertamos dois botões e a resposta vem; clara, limpa e sem rodeios. O Google, nosso gigante de negócios, símbolo emblemático cultuado por quase a maioria de nós, contribui de forma exponencial para nossos processos automáticos. Clique, resposta, clique, um mundo novo se abre, outras respostas e então, volta ao início. E assim vivemos os dias de hoje. Algum problema nisso? De forma alguma, desde que saibamos utilizar a tecnologia como ferramenta essencial.

Como toda mecanização leva a processos contínuos e repetitivos, o que muitas vezes nos faz esquecer de pensar no porquê, não podemos deixar de analisar sob a ótica do empreendedorismo que grande parte das empresas inspiradoras, que nasceram como Startups, começaram e se descobrir ou até mesmo se reinventar com base no seu “porque” e não no “o que”. O grande buscador acima mencionado tem como propósito organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. E nesse ponto, da forma como se faz, as mulheres ganham uma onda favorável por conta de alguns de seus comportamentos habituais. Para as mulheres, a definição de sucesso vai muito além das cifras que suas empresas alcançam. Sucesso tem a ver com propósito e com o impacto que suas atividades possuem na sociedade que nos cerca.

Podemos confirmar essa afirmação pela quantidade de negócios sociais ultimamente criados ou liderados por nós mulheres. A sua empresa ou seu cargo está intimamente ligado a uma razão de ser, de significado para o outro. Cada vez mais tenho sido abordada por mulheres com indagações sobre a dificuldade de gerir sua rotina sem um propósito e por conta disso, creio que exista um aumento de iniciativas de diversidade de gênero nas empresas. Essa abordagem de criação de um valor que possa ser compartilhado com todos é tão latente que Lark Riemer, diretora do banco Australiano Westpac, pioneiro mundial em investimentos para apoiar o empreendedorismo feminino, afirma que são as mulheres que vão resgatar a credibilidade dos bancos abalada com a crise de 2008.

Em um mundo cada vez mais complexo, as empresas perceberam a necessidade de conquistar o envolvimento dos colaboradores e a vantagem de estimular a diversidade de todas as formas. Neste novo cenário, liderar significa romper com os tradicionais rígidos modelos hierárquicos de comando, buscar a participação e o desenvolvimento das equipes, inspirar os colaboradores, debater ideias e conciliar posições contraditórias antes de tomar uma decisão – características típicas das líderes femininas, cada vez mais presentes na empresa.

E para cada decisão, pensamento, estratégia, deixar a mente fluir e operar menos no automático possibilitando mais momentos de interação com a equipe, quando podem surgir boas e valiosas concepções, se faz necessário em um momento em que parecemos cada vez mais máquinas. Isso sim é um vento oportuno!


 

Camila Farani

*Camila Farani – Vice Presidente do Gávea Angels, Co-fundadora  da Lab22, gestora de  Startups, Co-fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, Consultora da Federação das  Indústrias do Rio de Janeiro, Membro do Conselho de Jovens Empresários FIRJAN e FIESP e  Vice-Presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas da ACRJ.

O post Vento Oportuno apareceu primeiro em Startupi.

cd TecLnhhg

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot